Netflix: Mais de 20% de séries e filmes não estão disponíveis no plano com propagandas

Plano de assinatura com anúncios da Netflix vem com algumas restrições, até mesmo no catálogo

O plano com anúncios foi feito como a alternativa da Netflix para não aumentar o preço de sua mensalidade. O constante aumento de preços causou a saída de muitos assinantes do serviço de streaming nos últimos meses.

Porém, a versão com propagandas da Netflix tem alguns pontos negativos, e talvez o mais problemático seja que o assinante não pode assistir a todo o conteúdo disponível no serviço em comparação aos assinantes dos outros planos mais caros.

Os filmes e séries que não estão disponíveis no plano com anúncios vem com a seguinte mensagem: “Não disponível no plano Básico com anúncios devido a restrições de licenciamento”.

O JustWatch fez um gráfico com o número de séries e filmes disponíveis nos planos sem anúncios da Netflix em comparação ao plano com anúncios.

Nos planos sem anúncios, os assinantes do Brasil têm acesso a um catálogo com 3685 filme e 2057 séries, enquanto os que têm o plano com anúncios têm acesso a 2455 filmes e 1983 séries.

Com isso, o plano com anúncio deixa seus assinantes sem acesso a cerca de 1.628 filmes e 472 séries, ou seja 22,71% do conteúdo total.

Entre alguns dos filmes que não podem ser assistidos no plano com anúncio da Netflix estão: O Farol, Sonic: O Filme, A Bruxa, A Múmia, Madrugada do Mortos, Dolittle, American Pie 2, E Aí… Comeu?, Godzilla: Planeta dos Monstros, Sailor Moon Eternal, Sai de Baixo: O Filme, A Esperança é a Última que Morre, Os Caras de Pau em O Misterioso Roubo do Anel, entre outros.

Já as séries que estão fora do catálogo de assinatura com anúncio estão: Brooklyn Nine-Nine, Suits, Star Trek, Jurassic World: Acampamento Jurássico, Yu-Gi-Oh!, Power Rangers, Sword Art Online, Queer Eye, The Rain, Glitch, Ash vs Evil Dead, House of Cards, e muito mais.

A explicação dos executivos

Catálogo Netflix (Reprodução)

Em uma conferência feita em junho deste ano, executivos da Netflix disseram que o plano com anúncios de seu serviço era algo inevitável. O co-diretor executivo Ted Sarandos disse: “Se isso se tornar tão importante, queremos ter controle sobre isso”.

O co-fundador Reed Hastings acrescentou: “Aqueles que seguem a Netflix sabem que sou contra a complexidade da publicidade e um grande fã da simplicidade da assinatura”. E continuou:

“Por mais que eu seja fã disso, sou um grande fã da escolha do consumidor. E permitir que consumidores que gostariam de ter um preço mais baixo e são tolerantes à publicidade consigam o que querem, faz muito sentido. Está bem claro que está funcionando para o Hulu. A Disney está fazendo isso, a HBO fez isso. Não temos dúvidas de que funciona”.

O Prime Video e o Globoplay são serviços que já contam com anúncios. A Disney também está com planos para implementar anúncios no Disney+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›