Por que toda princesa da Disney precisa ter um animal de estimação?

A Disney não explicou o motivo, mas os fãs criaram teorias

Você já parou para pensar no porquê de boa parte das princesas da Disney ter um animal de estimação como seu companheiro e conversar com eles?

Esses personagens são conhecidos como sidekicks (ajudantes, em tradução livre) e estão sempre ao lado das protagonistas seja para fazer companhia ou passar algum conselho importante para elas em algum momento, além de também fazerem parte da diversão.

Mas por que os melhores amigos sempre são animais?

A Disney nunca forneceu nenhuma explicação oficial para isso, mas os fãs, sempre muito curiosos, criaram algumas teorias para tentarem explicar o fato.

Uma das teorias afirma que que o estúdio deseja passar uma mensagem por trás dos filmes, e os animais têm a ver com isso.

A ideia é de que, além de representar as princesas como garotas boas, compassivas, gentis e delicadas, a Disney também quer transmitir a mensagem de que as crianças também precisam ser boazinhas e respeitar os animais.

A Pequena Sereia - Série Animada (Reprodução Disney)
A Pequena Sereia – Série Animada (Reprodução / Disney)

Uma teoria mais bem elaborada também foi criada

Existe uma outra forma de pensar que tenta ser um pouco mais ‘científica’ por assim dizer.

Ela explica que a presença dos tais personagens se dá pelo senso de moralidade que os animais costumam transmitir. Isso foi baseado em uma pesquisa feita pelo professor Marc Bekoff, de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Colorado, nos Estaos Unidos.

Assim, tendo ajudantes animais, as princesas aprendem a diferenciar o certo do errado dentro da trama.

Sebastião em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)
Sebastião em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

Há ainda uma terceira hipótese que leva em conta traços psicológicos

Como a mente dos fãs pode ser bastante criativa, uma terceira hipótese diz que as princesas que possuem companheiros animais haviam se sentido isoladas de alguma maneira e eram pessoas que não se encaixavam na sociedade.

Alguns exemplos são Cinderela, Branca de Neve e Rapunzel.

Outros exemplos são Ariel e Moana. No caso da primeira, ela teria ganhado Sebastião e Linguado como seus amigos pois, até passar pela transformação, não sentia que conseguia se encaixar nem entre sereias e tampouco entre os humanos.

Já com Moana, a situação era um pouco diferente; ela ganhou Pua por sentir que não conseguia se encaixar nas regras de sua aldeia.

Moana e Pua em Moana (Reprodução)
Moana e Pua em Moana (Reprodução)

Como Cinderela salvou a Disney

Uma outra curiosidade é que a Cinderela, que sempre conversa com vários ratinhos e pássaros, entrou em desenvolvimento no ano de 1948.

Na época, os estúdios Disney estavam à beira da falência, com uma dívida de 4 milhões de dólares. O lançamento do filme era um grande risco que o estúdio decidiu correr. Para eles, era tudo ou nada.

No fim, o filme foi um enorme sucesso comercial e de crítica, sendo a animação de maior sucesso desde Branca de Neve e os Sete Anões.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›