Walt Disney é, incontestavelmente, um dos maiores produtores de cinema do mundo e criou um verdadeiro império do entretenimento que não deverá ter fim tão cedo.
Entretanto, ele viveu uma grande tragédia envolvendo a morte de sua mãe, Flora Call Disney, cuja história poucas pessoas conhecem.
A história foi contada na biografia How to Be Like Walt: Capturing the Disney Magic Every Day of Your Life e revela que ele decidiu, juntamente com seu irmão, comprar uma casa para seus pais em Los Angeles. O que eles não imaginavam é que esse presente se transformaria no maior terror de suas vidas.
Depois de um ano que o casal morava na residência, ela começou a dar indícios de um vazamento de gás interno. Por isso, Flora ligou para Walt e perguntou se seria possível que consertassem seu forno.
Ele deu um jeito de fazer o reparo, porém, o problema continuou e a tragédia aconteceu. Em entrevista à revista Glamour, em 2014, o produtor Don Hahn, afirmou:
“Ele mandou os caras do estúdio virem consertar o forno, mas quando sua mãe e seu pai se mudaram, o forno vazou e sua mãe morreu.”
Na manhã seguinte, quando a empregada que trabalhava na mansão chegou, descobriu os dois desacordados por causa do gás. Ela levou o casal para o lado de fora da casa e chamou os paramédicos.
O pai de Walt, Elias Disney, foi levado ao hospital, ficou em estado grave, mas conseguiu sobreviver. A mãe, entretanto, já estava morta. O acontecimento foi tão traumático que Walt Disney nunca mais voltou a mencionar o assunto.
O fato impactou no enredo dos filmes e seus personagens
O incidente ocorreu em 26 de novembro de 1938 e completa 84 anos neste ano de 2022.
O filme Branca de Neve e os Sete Anões havia estreado apenas dois meses antes, em 5 de setembro, e havia se tornado um sucesso para a Disney.
O abalo emocional, entretanto, foi sentido no seguinte filme, Pinóquio, que deixa em evidência a falta de foco causada pelos sentimentos confusos de Walt Disney, resultando no fracasso de bilheteria.
“A ideia de que ele realmente contribuiu para a morte de sua mãe foi realmente trágica. Não é um segredo dentro da família deles, mas é apenas uma tragédia que é tão difícil de se falar. Isso ajuda a entender o homem um pouco mais.”, afirmou Hahn.

Walt Disney passou a vida perturbado com esse acontecimento, o que refletiu em todas as obras do estúdio. Não é à toa que as princesas clássicas da Disney perdem suas mães logo no começo das histórias.
Disney faleceu em 1966 devido a um câncer de pulmão, levando o trauma para o túmulo.
Fonte: Aventuras na História
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.