Peter Pan: Quais as diferenças entre o livro e o desenho da Disney

Apesar das semelhanças, houve diferenças na adaptação do romance para as telas

Sendo amada por inúmeras gerações, a história de Peter Pan, o menino que não queria crescer, já foi adaptada por diversas vezes para o cinema. Uma das adaptações mais conhecidas é a da Disney, lançada em 1953. No entanto, existem muitas diferenças entre o filme e o romance original de J. M. Barrie, como você vai ver agora.

Sininho não é má, ela é apenas minúscula

No filme da Disney, Sininho é mostrada como uma fada realmente azeda e mesquinha. Em uma cena que, provavelmente, não seria feita hoje em dia, ela fica muito brava porque seus quadris são grandes demais para passar pelo buraco da fechadura da gaveta de Wendy.

Ao longo do filme, ela é má com Wendy por puro ciúme e ainda chega ao ponto de trair Peter Pan e os outros garotos somente para se livrar da garota. Entretanto, de acordo com J. M. Barrie, a fadinha não tem um coração mau, ela só é muito pequena para caber mais de uma emoção de cada vez.

Nas palavras do próprio autor, “as fadas têm que ser uma coisa ou outra, porque sendo tão pequenas infelizmente só cabem um sentimento de cada vez”.

Sininho, Peter Pan e Wendy em cena de Peter Pan
Sininho, Peter Pan e Wendy em cena de Peter Pan (Reprodução)

Peter Pan, por outro lado, é meio mau

No romance, Peter Pan é muito mais mesquinho e egoísta que Sininho. Ele não liga muito para John e Michael e os trata apenas como uma garantia de ter Wendy por perto.

Seu motivo para lutar contra Gancho e cortar sua mão não é nada nobre nem relacionada à autodefesa: os Garotos Perdidos simplesmente o desafiam a derrubar o capitão pirata, e ele concorda.

No entanto, a mesquinhez do personagem não deveria ser interpretada como um sinal de maldade. Isso porque, muito parecido com Sininho, ele também é muito pequeno para ter sentimentos grandes e complexos.

Seu egoísmo e crueldade são apenas resultado de um comportamento infantil completamente descontrolado.

Sininho em Peter Pan
Sininho em Peter Pan (Reprodução)

Sr. e Sra. Darling descobrem que seus filhos se foram

Tanto no filme quanto no romance, o Sr. e a Sra. Darling estavam em uma festa para adultos na noite em que as crianças desapareceram. No entanto, enquanto no filme, Wendy, John e Michael voltam para casa antes de seus pais, no livro eles passam incontáveis dias na Terra do Nunca. O Sr. e a Sra. Darling voltam da festa e descobrem que seus filhos desapareceram.

Eles ficam devastados sem saber onde os filhos estão e se voltarão algum dia. O Sr. Darling, em particular, se culpa pelo desaparecimento das crianças, já que foi ele quem acorrentou Nana do lado de fora em vez de deixá-la livre para cuidar dos pequenos.

Peter Pan está disponível no Disney+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›