Perdido no processo de Scarlet Johansson contra a Disney? Veja o resumão

Foi um grande choque para Hollywood desde que chegaram as notícias de que Scarlett Johansson estava processando a Disney pelo lançamento simultâneo de Viúva Negra nos cinemas e no Disney+. Para você que pegou as notícias já andando e ficou perdido, aqui vai uma linha do tempo com os eventos:

9 de julho: Viúva Negra estreia simultaneamente nos cinemas e no Disney+

O filme estreou arrecadando 219 milhões de dólares no mundo inteiro, sendo 80 milhões somente nos Estados Unidos. No acesso premium do Disney+, o valor arrecadado foi de 60 milhões de dólares.

29 de julho: Scarlett Johansson decide processar a Disney

Nos documentos, Johansson alegou que o lançamento simultâneo nos cinemas e Disney+ violava uma cláusula de seu contrato que garantia o lançamento tradicional da Viúva Negra nos cinemas.

A reclamação da atriz é que essa estratégia de lançamento simultâneo gerava para ela um prejuízo, já que ela não tinha participação nos lucros relacionados aos valores arrecadados no streaming.

Scarlett Johansson em Viúva Negra (Reprodução / Marvel)
Scarlett Johansson em Viúva Negra (Reprodução / Marvel)

29 de julho: Disney dá resposta a Scarlett Johansson

No mesmo dia, a Disney disparou contra Johansson. Em um comunicado, um porta-voz da Disney afirmou que “Não há mérito algum neste processo. O processo é especialmente triste e angustiante em sua insensível indiferença pelos terríveis e prolongados efeitos globais da pandemia COVID-19”.

Em uma decisão polêmica, o estúdio acabou revelando o salário da atriz para o filme, pois o comunicado dizia que “o lançamento de Viúva Negra no Disney+ aumentou significativamente a capacidade [de Johansson] de ganhar uma compensação adicional além dos $20 milhões que ela recebeu até agora.”

Essa resposta acabou atraindo críticas tanto de pessoas da indústria quanto do público.

30 de julho: o agente de Scarlet Johansson rebate a resposta da Disney

O co-presidente da CAA e agente de Johansson, Bryan Lourd, divulgou um comunicado apoiando a atriz e criticando a Disney. “[The Walt Disney Company] acusou descarada e falsamente a Sra. Johansson de ser insensível à pandemia global de COVID, em uma tentativa de fazê-la parecer alguém que eles e eu sei que ela não é.”

30 de julho: Relatórios afirmam que Kevin Feige está zangado com a Disney e Emma Stone também poderia processar a Disney

De acordo com Matt Belloni, Kevin Feige estaria revoltado com a Disney. Em seu blog What I’m Hearing…, ele afirmou que Feige estava “zangado e envergonhado” com a maneira como a Disney lidou com a situação.

Ainda segundo Belloni, a atriz Emma Stone também “considerando suas opções” de processar o estúdio pelas mesmas razões de Johansson. Seu filme, Cruella estreou em 28 de maio e arrecadou 21,4 milhões de dólares.

Scarlett Johansson como Viúva Negra (Divulgação / Marvel)
Scarlett Johansson como Viúva Negra (Divulgação / Marvel)

6 de agosto: SAG-Aftra diz que a Disney “deveria ter vergonha”

A presidente da SAG-Aftra, Gabrielle Carteris, avaliou a situação em 6 de agosto e, em nome do sindicato dos atores, ela disse que “a Disney deveria ter vergonha de si mesma por recorrer a táticas cansativas de vergonha de gênero e intimidação”.

Agora: um futuro incerto para Hollywood

Já se passaram quase duas semanas que a atriz abriu o processo, mas a situação não parece estar perto de acabar, já que nenhum dos dois lados parece recuar.

Há quem acredite que lançamentos simultâneos no cinema e no streaming devem acabar se outras estrelas se juntarem a Johansson. Outros dizem que o processo manchou a reputação da Disney e será difícil se recuperar. E você, o que acha?

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›