Os Infiltrados foi baseado numa história real e você não sabia

Filme retrata história de um dos maiores chefes de gangue do mundo

O filme Os Infiltrados, de Martin Scorsese, é uma saga de crime fictícia, porém, existem elementos de realidade. O personagem Frank Costello, interpretado pelo ator Jack Nicholson, foi baseado em uma pessoa da vida real que fazia parte de uma gangue.

A trama é um thriller tenso sobre um policial corrupto e um policial disfarçado tentando se identificar, tudo sob o controle de um poderoso chefe da máfia, interpretado por Nicholson.

Embora fosse um remake em inglês do thriller policial do filme asiático Conflitos Internos, e seguisse o mesmo enredo complicado de perto, Os Infiltrados também pegou emprestado alguns elementos de histórias reais envolvendo a máfia irlandesa.

Frank Costello, por exemplo, foi fortemente inspirado pelas histórias da vida real de Joseph Bulger Jr., conhecido como Whitey. Da mesma forma que Costello, Bulger também era um chefão do crime e comandava a conhecida Gangue de Winter Hill, se considerando o Rei do Sul de Boston.

Bulger, que também foi interpretado por Johnny Depp em Aliança do Crime, acabou se tornando tão notório que até figurou na lista dos Mais Procurados do FBI ao lado de alguns dos criminosos mais terríveis do mundo.

Por outro lado, ele também fazia o agente duplo ao colaborar secretamente com o FBI e trair alguns de seus aliados mais próximos.

O acordo entre essas duas partes teve uma serventia mútua já que ajudou a agência a fazer o que ela, provavelmente, não conseguiria sozinha ao condenar grandes gângsteres da história e, ao mesmo tempo, permitir que Bulger subisse na hierarquia da máfia local, assumindo o primeiro lugar no submundo do crime de Boston.

Frank Costello e Matt Damon em Os Infiltrados (Reprodução)
Jack Nicholson como Frank Costello e Matt Damon em Os Infiltrados (Reprodução)

Bulger foi retratado como um rato em Os Infiltrados

No mundo do crime organizado, um rato é o tipo de pessoa mais desacreditada de todas. Bulger não gostou nada desse rótulo e insistiu que ele não era nenhum tipo de informante para ser retratado assim, mas foi o que aconteceu nos filmes.

Tanto Os Infiltrados quanto Aliança do Crime o colocaram nessa posição. Tanto é que a cena final de Os Infiltrados mostra um rato rastejando pela tela, como uma referência metafórica a Costello.

Bulger não ficou nada satisfeito com a representação dele por Nicholson

Na época em que o filme estava nos cinemas, um xerife de Boston viu Whitey Bulger assistindo ao filme em San Diego, conforme relata o site Screenrant.

De acordo com Casey Sherman, um dos autores de Hunting Whitey: The Inside Story of the Capture & Killing of America’s Most Wanted Crime Boss, “Bulger balançou a cabeça em sinal de desgosto muitas vezes enquanto assistia a versão fictícia de Jack Nicholson dele na tela grande”.

Os Infiltrados está disponível no Prime Video.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›