Os Caça-Fantasmas se passaria no espaço, diz diretor

Você consegue imaginar uma versão de Os Caça-Fantasmas mais sombria e no espaço? Isso mesmo, você não leu errado: NO ESPAÇO!

Se a ideia parece completamente absurda e tirada de um site de fanfiction, você vai ficar surpreso em saber que esta premissa quase esteve presente no filme original.

Dan Aykroyd, o famoso ator e comediante que interpretava o Caça-Fantasma Ray Stanz, e o diretor do filme, Ivan Reitman, contaram mais sobre o processo de criação do projeto em entrevista à Vanity Fair.

Dan revelou que sempre teve grande fascinação com o sobrenatural, e um dia leu um artigo de parapsicologia que lhe deu uma ideia sobre aprisionar espíritos. Nas palavras do ator: “vou bolar um sistema para prender fantasmas e casar isso com os filmes antigos de fantasma dos anos 30”.

Sua ideia original de roteiro foi criada por ele em parceria com seu companheiro na comédia, John Belushi.

“Basicamente todo time de comédia fazia um filme de fantasmas – Abbott e Costello, Bob Hope. Eu era um grande fã [deles]”.

Quando Belushi morreu, vítima de uma overdose, em 1982, seu plano foi por água abaixo.

Sem seu amigo a seu lado, Aykroyd resolveu recorrer a Bill Murray, que aceitou fazer parte do projeto, e Ivan Reitman seria responsável por dirigir a produção.

Ivan afirma que teve muita sorte de ter sido convidado a participar, pois teve a oportunidade de trabalhar com pessoas que se tornariam grandes nomes da comédia.

Ernie Hudson, Harold Ramis, Dan Aykroyd, Bill Murray e Sigourney Weaver em Caça-Fantasmas 2 (Divulgação)
Ernie Hudson, Harold Ramis, Dan Aykroyd, Bill Murray e Sigourney Weaver em Caça-Fantasmas 2 (Divulgação)

“Impossível de ser filmado”, diz diretor

Quando Reitman recebeu o roteiro de Dan, ele lembra de como era bom, mas que precisaria ser reescrito.

Nas palavras do diretor, “era um roteiro que era impossível de ser trazido à realidade mas tinha ideias brilhantes nele”.

Ele também fala que a versão inicial seria bem mais sombria do que acabaria se tornando, e se passaria no futuro, onde planetas diferentes ou outros planos interdimensionais seriam visitados.

Na verdade, pouco do texto original acabou ficando. Dentre as poucas coisas que ficaram Ivan menciona o logotipo dos Caça-Fantasmas: um fantasma dentro de um símbolo de proibido.

Algumas mudanças foram feitas por necessidades técnicas, em vez de simplesmente por diferenças criativas. Muitos dos efeitos especiais tiveram sua intensidade e quantidade diminuída, pois as maiores empresas de efeitos especiais da cidade já estavam ocupadas com outras produções.

Mesmo que a maior parte do que inicialmente foi idealizado por Dan Aykroyd tenha acabado não indo parar nas telonas, tudo o que foi modificado e ficou no roteiro final mostra o quão talentoso ele é.

O filme ainda nos dias de hoje é considerado um clássico, com um reboot já lançado e uma continuação programada para sair em breve: Os Caça-Fantasmas: Mais Além está programado para estrear no Brasil nos cinemas em 11 de novembro deste ano.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›