O que era e o que não era improvisado em Gilmore Girls?

Série tinha vasto repertório de referências à cultura pop

Você já assistiu a Gilmore Girls? A série que foi exibida na TV americana de 2000 a 2007, e no Brasil figurou a programação do SBT (com o nome de Tal Mãe, Tal Filha) e Warner Channel, fez tanto sucesso que em 2016 ganhou quatro novos episódios para terminar a história conforme sua criadora queria. Mas o quanto da atração foi improvisada?

Antenado com a cultura pop, o programa era cheio de referências, citações, que o público iria identificar (e se identificar), e até a Xuxa chegou a ser citada num dos episódios da segunda temporada.

Geralmente quando isso acontece, é devido a todos os atores estarem conectados com a atração e terem liberdade da direção para colocarem improvisos, assim como embarcarem num timing de humor.

Recentemente, porém Sean Gunn (irmão do diretor James Gunn), que interpretou um dos personagens secundários mais estranhos da série, revelou a verdade: a série não teve nenhum improviso. Tudo estava escrito no extensos roteiros idealizados pela autora Amy Sherman-Palladino.

James Gunn e Sean Gunn (Divulgação)

“Preciso avisar a vocês que não houve nenhuma improvisação. Não há uma única sílaba que já tenha sido improvisada por alguém em Gilmore Girls. Literalmente”, disse ele ao ser questionado sobre isso em uma entrevista para a revista Vulture.

Segundo o ator, chegava a ser estressante o fato de os diálogos precisarem ficar completamente perfeitos na tela, para parecerem o menos ensaiados possível. “Se nós falássemos ‘não’ e o roteiro apontasse que tínhamos que falar ‘não’ (com outra entonação), precisaríamos fazer aquilo tudo de novo. Com o tempo vai se ganhando experiência”.

Perfeição

Essa não é a primeira vez que um ator fala sobre Gilmore Girls, e a perfeição que era exigida do elenco nos bastidores. Anteriormente, Matt Czuchry que interpretou Logan foi questionado no Reedit se os diretores ficavam irritados quando ele mudava alguma palavra, substituindo-a por um sinônimo: “Os roteiristas queriam que o material fosse perfeito”, respondeu ele.

Matt Czuchry como Logan e Alexis Bledel como Rory em Gilmore Girls (Divulgação)

Gilmore Girls contava a história de Lorelai, uma mulher de 32 anos que engravidou aos 16 anos, e rompeu relações com sua mãe, criando a filha Rory sozinha. Quando a garota faz 16 anos, Lorelai percebe que o futuro da filha poderia ser melhor numa escola particular que ela não consegue pagar.

Com isso, ela coloca o orgulho de lado, e se humilha para a própria mãe, que aceita bancar os estudos na neta impondo algumas condições como jantares semanais em sua casa, mas logo a proximidade passa a afetar a convivência de todos. Stars Hollow, a cidade em que a trama se passava era um interior pitoresco que contava com figuras estranhas, incluindo Kirk, personagem do já citado Sean Gunn.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›