O que aconteceu com o filme de Spielberg e Oscar Isaac?

Com 50 anos de carreira como diretor, é natural que um punhado de projetos idealizados por Steven Spielberg não tenham passado do plano das ideias.

Basta dar uma pesquisada rápida em páginas de entretenimento das últimas décadas que vários supostos projetos do diretor estadunidense nunca viram a luz do dia.

Destes projetos, no entanto, poucos avançaram a ponto de terem elenco escolhido antes de serem colocados para dormir. O que traz a pergunta: o que aconteceu com The Kidnapping of Edgardo Mortara, filme de drama histórico de Spielberg que supostamente entraria em cartaz em 2017?

Em abril de 2016, diversos veículos noticiaram o novo filme do diretor, que iniciaria assim que ele encerrasse a produção de Jogador Nº Um.

Um roteiro estaria sendo desenvolvido há cerca de oito anos entre Steven e Tony Kushner. Na época, Tony já havia roteirizado para o diretor em filmes como Lincoln e Munich.

Steven Spielberg (Divulgação)

O filme contaria a história de Edgardo, um menino judeu de seis anos, cidadão de Bolonha, na Itália. Edgardo havia sido raptado pela polícia e retirado da guarda de seus pais. Em seguida, ele foi criado pela Igreja Católica e se tornou um padre da Ordem Agustiniana.

Membros do elenco já havia sido escalados. Entre eles, Mark Rylance teria sido chamado para interpretar o papel do Papa Pio IX.

Conforme o projeto andava, Oscar Isaac também foi contratado para estrelar o papel do protagonista em sua fase adulta. A este ponto da carreira, Oscar já havia estrelado em produções como Star Wars: O Despertar da Força e X-Men: Apocalipse. Claro que um projeto com Spielberg seria um projeto especial.

Projeto foi engavetado por falta de ator mirim adequado

Segundo fontes relacionadas ao projeto, Steven acabou decidindo por abandonar a ideia do filme no início de 2017. A causa da decisão seria a seleção de elenco: o diretor não conseguia encontrar nenhum ator infantil que fosse o certo para interpretar Edgardo.

Spielberg, a este ponto da carreira, já havia tido o prazer de dirigir diversas estrelas mirins, que se destacavam com seu talento em atuação. Nomes como Dakota Fanning, Christian Bale e Haley Joel Osment saltam aos olhos entre os artistas que trabalharam com ele. Com tanto talento em seu currículo, o diretor não conseguiria se contentar com menos do que o sensacional.

Desde então, ambos estiveram ocupados com diversos projetos. Isaac ingressou no Universo Cinemático da Marvel com o Cavaleiro da Lua e Spielberg continua trabalhando com Kushner, desta vez com West Side Story e The Fablemans.

Quanto à história de Edgardo, talvez um dia algum outro diretor se interesse pelo desafio. Marco Belochio já expressou interesse, resta saber se o diretor italiano não resolverá que o esforço é demais, também.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›