O Incrível Mundo de Gumball previu colapso do setor da animação

Desenhos animados alertam que sem dinheiro significa literalmente sem animação

Este ano diversas reviravoltas aconteceram em produções da DC, Cartoon Network e HBO Max quando David Zaslav assumiu o comando a Warner Bros. Discovery.

Zaslav e outros executivos começaram um remanejamento de diversas produções e setores da empresa. Isso causou o cancelamento de diversos filmes e séries. Como também a retirada de diversos desenho animados do catálogo da HBO Max.

Em outubro, anunciaram que o Cartoon Network Studios trabalhará em conjunto com a Warner Bros. Animation. Ambas a empresas pretendem criar uma nova geração de desenho animados, bem como voltar o CN às raízes. Boa parte disso foi motivado cortes da gastos.

E parece que o desenho animado O Incrível Mundo de Gumball previu esse “colapso” no setor da animação da na Warner Bros. Mais especificamente, no episódio A Inquisição, da sexta e última temporada da série.

De acordo com o site internacional Slash Film, O Incrível Mundo de Gumball já lidou com questões de financeiras de diversas formas. Como em O Dinheiro, onde Gumball debateu com sua família sobre se deveria “se vender” a um comercial do Joyful Burger para escapar da dívida.

A falta de dinheiro não mexeu apenas com a família Watterson, as também quebrou a quarta parede e todo o desenho animado passou por cortes para diminuir gastos. As cores foram retiradas, fundos apagados, CGI desfeitos, até que os personagens principais virassem apenas rascunhos.

O desenho animado só voltou ao normal quando os Watterson finalmente assinaram o contrato para o comercial de TV.

A Inquisição

Superintendente Evil e Senhorita Símio em O Incrível Mundo de Gumball
Superintendente Evil e Senhorita Símio em O Incrível Mundo de Gumball (Reprodução / Cartoon Network)

Em A Inquisição, exibido originalmente em junho de 2019, o Superintendente Evil, um personagem em live-action, chega em Elmore e começa a ameaçar estudantes e professores da escola onde Gumball e Darwin estudam.

Evil se mostra descontente com a animação dos personagens bem com eles quebrando a quarta parede constantemente. Sob tanta pressão, os vários personagens do desenho animado acabam se tornando de carne e osso.

Por sua vez, Gumball e Darwin lutam para que todos os seus amigos voltem a ser animações. Até que descobrem que na verdade o Superintendente Evil é um desenho disfarçado, o nemesis de Gumball, Rob.

Rob explica que estava tentando salvar todos de Elmore ao torná-los live-action, e assim evitar que eles vão para um lugar que nunca mais serão lembrados. Como se fosse o presságio de um cancelamento do desenho animado.

Cancelamento do filme

Rob em O Incrível Mundo de Gumball
Rob em O Incrível Mundo de Gumball (Reprodução / Cartoon Network)

No início de 2021, o Cartoon Network anunciou um filme de O Incrível Mundo de Gumball, o que deixou os fãs animados. Logo depois da criação da Warner Bros. Discovery este ano, a empresa decidiu cancelar o filme.

E estes não foram os único cancelamentos feitos no setor de animação. OK K.O.! Vamos Ser Heróis, Trem Infinito, Batman: Caped Crusaders, Tuca & Bertie, entre outros, foram cancelados e até retirados do catálogo da HBO Max.

O episódio também parece que previu o domínio do live-action. Em outubro de 2020, Tom Ascheim, presidente da Warner Bros. da Global Kids, Young Adults and Classics, anunciou um plano para apresentar mais filmes live-action sob a bandeira do Cartoon Network.

Outras produções que usaram do mesmo tema para explicar que sem dinheiro não existe animação e o medo do cancelamento foram Chowder e Os Jovens Titãs em Ação.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›