Novo filme de Steven Spielberg é censurado em países do Oriente Médio

Depois de causar um pequeno burburinho, por não legendar alguns diálogos em espanhol, Amor, Sublime Amor foi banido em pelo menos dois países, mas dessa vez por causa de um único personagem.

Certamente surpreendendo os seus produtores, o remake de Amor, Sublime Amor não será exibido na Arábia Saudita e Kuwait, aparentemente, por apresentar um ator não binário em seu elenco.

Segundo o The Wrap, os dois países do Oriente Médio não concederam ao filme o seu certificado de lançamento, o que impede que ele seja exibido nesses países. Na Arábia Saudita, a produção já estava marcada para estrear, planejada para chegar aos cinemas do país em 9 de dezembro, um dia antes de seu lançamento nos Estados Unidos.

Ainda segundo o veículo, o motivo da proibição seria relacionado apenas com um take do longa que é ambientado em Nova York. Embora o detalhe para proibição em especifico não tenha sido revelado, fontes do The Wrap sugerem que a presença de Anybodys seria a razão para a proibição.

No filme, Anybodys é um adolescente transgênero, interpretado pelo ator Iris Menas, que se identifica como não-binário. Embora a razão não tenha sido confirmada, essa não seria a primeira vez que a Arábia Saudita censurou um filme por conter personagens LGBTs, que segundo as leis do país, apresentam uma “conduta” ilegal.

Pra que legenda?

Steven Spielberg e parte do elenco de Amor, Sublime Amor
Steven Spielberg e parte do elenco de Amor, Sublime Amor (Divulgação / 20th Century Studios)

Depois de sua estreia em Nova York, Amor, Sublime Amor se tornou alvo de vários ataques, por não ter legendado os seus diálogos em espanhol. Porém recentemente, numa entrevista para o IndieWire, Steven Spielberg , diretor do longa, revelou o motivo que lhe levou a não legendar os diálogos espanhóis do longa.

Segundo o próprio diretor, a omissão das legendas foi feita “por respeito ao idioma”, que caso fosse legendado, estaria sendo colocado abaixo do inglês.

“Se legendasse o espanhol, estaria simplesmente colocando para baixo do inglês e dando ao inglês o poder sobre o espanhol. Isso não ia acontecer nesse filme, precisava respeitar o idioma o suficiente para não legendar.”

Com direção de Steven Spielberg, Amor, Sublime Amor está ganhando a sua segunda adaptação, quase 60 anos após a sua primeira versão estrear nos cinemas. Lançada em 1961, o primeiro longa baseado no musical foi marcado, principalmente, falta de diversidade em seu elenco.

Dessa vez estrelado por Ansel Elgort e Rachel Zegler, Spielberg tentou não cometer o mesmo erro do filme original ao, aparentemente, respeitar ao máximo a língua e elenco de origem hispânica.

Embora ainda não tenha estreado no Brasil, Amor, Sublime Amor deve chegar aos cinemas nacionais na próxima quinta-feira, dia 09 de dezembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›