Nova série da BBC retratará brutal assassinato em Gales

Após o sucesso de Pembrokeshire Murders, World Productions e Severn Screen irão investir em mais uma minissérie de crimes reais, ao retratar o brutal assassinato de Lynette White, em 1988, no País de Gales.

A nova produção, intitulada The Killing Of Lynette White, que foi encomendada pela BBC, contará com Helen Walsh como roteirista e Marc Evans, de Pembrokeshire Murders, como diretor de seus cinco episódios.

A série dramática contará a história real de uma prostituta de apenas 20 anos, chamada Lynette White, que foi brutalmente assassinada com 50 facadas na zona portuária de Cardiff, além do imenso erro judiciário cometido durante a caçada por seu assassino.

A investigação virou um grande caso de racismo policial, quando, mesmo tendo uma foto de um homem branco suspeito, investigou cinco homens negros e mestiços.

Depois de um dos mais longos julgamentos da história do País de Gales, três dos cinco homens acabaram sendo considerados culpados, sendo condenados à prisão perpetua, mesmo que nenhuma evidência os ligasse ao crime.

Dois anos depois o Tribunal de Recurso acabou anulando as condenações, por considerar que que a polícia que investigava o assassinato agiu de forma inadequada, libertando os três acusados.


Imagem de Lynette White (Reprodução)

A policia insistiu que os três homens eram culpados e foram libertados por tecnicismo jurídico se negando a reabrir o caso.

Somente 10 anos depois, com a chegada da tecnologia do DNA, os peritos do caso conseguiram que uma amostra de DNA levasse até o verdadeiro culpado do assassinato Jeffrey Gafoor.

Gafoor acabou confessando ter esfaqueado Lynette Whitee foi condenado à prisão perpétua, mas acabou recebendo uma condicional por ter confessado, o que criou uma grande polêmica na época sobre as diretrizes de condenação.

Em 2004 a Comissão Independente de Queixas contra a Polícia abriu um inquérito para revisar todo o caso, da conduta da polícia ao das testemunhas que ajudaram a culpar os três homens inocentes.

O inquérito se tornou o maior caso de corrupção policial da Inglaterra, com mais de 30 pessoas envolvidas com a investigação presas, entre elas 27 policiais, além de testemunhas do julgamento, que foram acusadas de perjúrio.

Na minissérie produzida pela World Productions e Severn Screen, a história será contada por Layla Attfield, uma advogada meio iemenita, meio galesa e egípcia, que não desistiu de conseguir justiça para os homens de Cardiff e Lynette

The Killing Of Lynette White terá Simon Heath da produtora World Productions de Line Of Duty e Ed Talfan, da Severn Screen, como produtores executivos.

A produção tem a permissão dos envolvidos no caso de Lynette White.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›