Nos anos 1980, governo proibiu filme de terror que hoje em dia é considerado marcante

Filme foi completamente desfigurado por conta de campanha conservadora moralista

Hoje em dia, não é fácil assim que um filme seja simplesmente proibido de ser exibido nos Estados Unidos, mas nem sempre este foi o caso. O filme Possessão, por exemplo, foi um destes casos, em uma época sombria e triste para os produtores e fãs de filmes de terror.

A obra segue a trajetória de Anna e seu marido Mark, interpretados por Isabele Adjani e Sam Neil, um casal em crise cuja relação se deteriora e fica cada vez mais sinistra com o passar do tempo.

Suspeitas de infidelidade viram apenas uma coisa banal quando o comportamento de Anna começa a mudar depois que pede o divórcio.

Isabelle Adjani é Anna em Possessão (Reprodução)
Isabelle Adjani COMO Anna em Possessão (Reprodução)

Recentemente, o filme recebeu uma versão restaurada, mas por décadas o projeto sofreu depois de ter virado alvo de uma campanha conservadora nos anos 1980.

Tachados de ‘video nasty’ (vídeos sórdidos, em tradução livre), muitos filmes foram censurados por associações no Reino Unido e Estados Unidos. A campanha marcava os conteúdos censurados como algo potencialmente prejudicial à sociedade, parte de uma campanha conservadora de pânico moral que surgiu na década.

Nem sempre os motivos para o banimento de filmes eram explícitos, mas no geral eles eram relacionados a violência extrema ou conteúdo sexual nas produções.

Na época, um total de 72 filmes foram incluídos em uma lista que segundo os órgãos, feriam o Ato de Publicações Obscenas de 1959.

Versão do cinema ficou irreconhecível

Por conta da censura, a versão de Possessão que foi lançada nos cinemas é completamente diferente do que hoje em dia está disponível para os espectadores.

Na versão cinematográfica, somentes os elementos de terror corporal foram mantidos, ignorando todos os conflitos e sofrimento emocional e psicológico sofridos pelo casal de um relacionamento acabado.

Isabelle Adjani é Anna em Possessão (Reprodução)
Isabelle Adjani é Anna em Possessão (Reprodução)

As críticas da época admitiam que a obra parecia incompleta ou sem coerência por conta de tudo que foi removido. Depois de lançado em VHS, o filme ganhou muitos seguidores e alcançou o status de cult.

A maior parte da atenção recebida pós-lançamento se devia exatamente ao rótulo de video nasty, que estimulou pessoas que queriam ver o filme exatamente porque o governo achava que não deveria ser visto.

Se a recepção ou o legado de Possessão seria diferente se ele nunca houvesse sido alvo de censura, nunca se saberá. No momento, Possessão não está disponível para streaming no Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›