Em um informe direcionado ao mercado financeiro dos Estados Unidos, divulgado no final da tarde dessa terça-feira (19), a Netflix revelou que o número de suas assinaturas está oficialmente despencando.
A plataforma confessou que o segundo trimestre deste ano foi ainda mais desastroso que o primeiro, já que 970 mil assinantes perderam o interesse no serviço e cancelaram suas contas somente entre abril e junho. No primeiro trimestre foram 200 mil cancelamentos.
No restante do mundo, entretanto, a empresa afirma que os números superaram suas expectativas, que estavam na casa dos 2 milhões. Isso causado pelo boicote contra a Rússia que foi seguida da queda da internet na Ucrânia.
Planos para o futuro
Para tentar reverter o quadro e não despencar de vez, a plataforma de streaming – que não sabe por quanto tempo continuará na liderança – afirmou que já tem projeções para voltar a crescer no terceiro trimestre do ano, quando pretende recuperar os assinantes perdidos.
O plano da empresa é conquistar mais de um milhão de assinantes, porém, ainda que consiga fazer isso, continuará em desvantagem em relação ao ano passado, quando o número era ainda maior.
Atualmente, são 220,67 milhões de assinantes ao redor do mundo, com uma receita que chegou a 7,87 bilhões de dólares no segundo trimestre.
O que ainda favoreceu a empresa no último ano foi o aumento do valor das assinaturas – que funcionou como contraponto à perda de assinantes.
Com isso, a Netflix conseguiu faturar 8% a mais que o ano de 2021, conforme divulgou nessa tarde. O lucro líquido da empresa ficou na casa de 1,44 bilhão de dólares.
Nem mesmo Stranger Things conseguiu impedir o fracasso
Dividindo o mundo em blocos, a região da Europa, Oriente Médio e África registraram uma queda considerável. Por lá, foram 770 mil contas canceladas.
Já nos Estados Unidos e Canadá juntos, o número foi de 1,3 milhões de assinantes que desistiram do serviço, mesmo com o lançamento da aguardada quarta temporada de Stranger Things, que foi dividida em duas partes.
Os únicos lugares que registraram crescimento foram América Latina – com mil novos assinantes em todo o continente e a região da Ásia-Pacífico, que conquistou 1,08 milhões de assinantes.
A fim de dar uma satisfação aos acionistas, a Netflix informou que apelará para o lançamento de sua versão com anúncios, que deverá acontecer no início do próximo ano.
“Embora leve algum tempo para aumentar nossa base de assinantes para a versão de anúncios, a longo prazo achamos que a publicidade pode permitir uma adesão substancial (por meio de preços mais baixos) e maior lucro (pela receita de anúncios)”, informaram.
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Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.