Morre primeira mulher a escrever HQs da Mulher-Maravilha

A pioneira Joye Hummel, primeira mulher a escrever as histórias em quadrinhos da Mulher-Maravilha, faleceu aos 97 anos na segunda-feira (05). Durante um período da década de 1940 a escritora escreveu histórias da personagem e se tornou uma das primeiras escritoras de HQs.

Nascida em 4 de abril de 1924 em Long Island, Nova York, Hummel estudou na mesma escola em que William Marston, criador da Mulher-Maravilha, era professor de psicologia.

Marston foi professor de Hummel e se impressionava com sua inteligência e criatividade. O professor decidiu, então, contratar Hummel como sua assistente aos 19 anos.

Hummel não sabia que Marston a iluminaria como escritora de quadrinhos naquela época, mas abraçou a ideia e começou a ajudá-lo com os roteiros e ideias para as histórias.

Quando Marston contraiu poliomielite, que era uma doença mortal na época, teve que recuar em seus propósitos criativos.

Nesse momento Hummel pegou para si a responsabilidade e assumiu a escrita das revistinhas pelos próximos três anos.

De acordo com a DC, a primeira história de Hummel apareceu na 12ª edição da Mulher-Maravilha no início de 1945 e foi intitulada de A Donzela Alada de Vênus.

Hoje, a história em que a protagonista busca ajuda de seres extradimensionais para parar mais uma guerra se tornou clássica.

A carreira de Hummel como escritora progrediu em conjunto com as vendas das histórias da Mulher Maravilha.

Durante o tempo em que escreveu as HQs Hummel não recebeu os créditos para o seu trabalho devido ao sexismo da indústria. Foi a historiadora de quadrinhos Jill Lepore quem descobriu as contribuições da escritora para a personagem na pesquisa para seu livro A História Secreta da Mulher-Maravilha.

A partir da descoberta da historiadora sobre Hummel, a escritora, que já havia deixado a escrita dos quadrinhos, passou a ser reconhecida e chegou a receber um prêmio por excelência em sua escrita.

Assim como Marston, Joye Hummel também foi uma grande responsável pelo sucesso das HQs da Mulher-Maravilha.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›