Mês do Cinema | O Auto da Compadecida de volta aos cinemas remasterizado

Junho é comemorado no Brasil como o Mês Nacional do Cinema, e para celebrar a data, os cinemas Cinemark trarão de volta as telonas um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, O Auto da Compadecida.

A adaptação da obra de Ariano Suassuna, dirigida por Guel Arraes, lançada há quase 21 anos, terá uma versão remasterizada exibida todas as quintas-feiras deste mês nos cinemas Cinemark.

As exibições, que contam com o apoio do Projeta Brasil fazem parte do projeto TBT Cinemark, que promove frequentemente, o retorno dos filmes de maior sucesso nas telas de suas unidades espalhadas por todo o Brasil.

O Auto da Compadecida

Lançado nos cinemas em 10 de setembro de 2000, a adaptação da obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, tem direção de Guel Arraes, que também atuou como roteirista do filme ao lado de Adriana Falcão e João Falcão.

O longa, contou com produção executiva de Eduardo Figueira e Daniel Filho, direção de fotografia de Félix Monti e direção de arte de Lia Renha.

Protagonizado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, O auto da Compadecida contou com grandes estrelas em seu elenco, como Fernanda Montenegro, Luís Mello, Marco Nanini, Lima Duarte, Rogério Cardoso, Paulo Goulart, Diogo Vilela e Denise Fraga.

Fernanda Montenegro como Nossa Senhora da Compadecida em O Auto da Compadecida (Reprodução)

Também fizeram parte do elenco do filme: Virginia Cavendish, Mauricio Gonçalves, Bruno Garcia, Aramis Trindade e Enrique Diaz.

O longa, que foi filmado no município do sertão da Paraíba, Cabaceiras, rapidamente conquistou o status de um dos maiores clássicos no cinema brasileiro, ao trazer traz temáticas atemporais como a fome e a desigualdade social do Brasil, além de grande elenco.

O auto da Compadecida acompanha a sagaz dupla de nordestinos João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), que fazem de tudo em seu dia a dia para ganhar seu próprio sustento.

Para ganhar a vida a dupla trabalha em uma padaria de Cabaceiras, onde são extremamente explorados, além de ser maltratados o tempo todo por seus patrões.

Além de trabalhar na padaria João Grilo e Chicó passam o tempo livre aplicando golpes nos moradores da cidade, mas acabam se dando mal ao conhecerem o cangaceiro Severino de Aracaju (Marco Nanini), que começam a perseguí-los, querendo acabar com suas miseráveis vidas.

Devido o grande número de pessoas assassinadas pelo cangaceiro Severino de Aracaju, que toma a cidade, os habitante começam a ter engraçados encontros com duas importantes personalidades, o Diabo (Luís Mello) e Nossa Senhora da Compadecida (Fernanda Montenegro).

O Auto da Compadecida está disponível na Globoplay, apenas para assinantes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›