Muito solicitado pelos fãs, Central do Brasil finalmente entra no catálogo do Globoplay

(Divulgação)

Um dos filmes mais requisitados pelos assinantes do Globoplay, o premiado Central do Brasil finalmente está disponível no catálogo de filmes do streaming.

Central do Brasil é um filme franco-brasileiro de 1998, dirigido por Walter Salles, escrito por João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, e estrelado por Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira.

Ambientado no Brasil, o enredo gira em torno de Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil. Uma de suas clientes tenta reaproximar o filho do pai, mas acaba morrendo atropelada por um ônibus. Dora, então, acolhe a criança, e tenta ajudá-lo a encontrar seu pai no Nordeste.

O premiado longa nacional já disponível no Globoplay (Reprodução)

Os atores Marília Pêra, Othon Bastos, Caio Junqueira, Matheus Nachtergaele e  Otávio Augusto também compõe o elenco.

O longa teve sua pré-estreia mundial em uma mostra regional de cinema na Suíça em 16 de janeiro de 1998, seguido de uma exibição no dia 19 do mesmo mês no Festival Sundance de Cinema, nos EUA.

Seu lançamento no Brasil ocorreu no dia 3 de abril do mesmo ano.

Vinicius de Oliveira e Fernanda Montenegro em cena (Reprodução)

Sucesso

O filme recebeu “aclamação universal” por parte da crítica especializada, que elogiou a direção, o roteiro, as atuações e a trilha sonora, e entrou em diversas publicações dos Melhores do Ano.

Central do Brasil é considerado um clássico e um dos filmes brasileiros mais importantes já feitos, uma vez que representou um grande marco no período de reflorescimento da produção cinematográfica brasileira, conhecido como “cinema da retomada”, restituindo confiança ao cinema nacional.

A interpretação de Montenegro foi aclamada pelos críticos e imprensa nacionais e internacionais e rendeu-lhe uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz — tornando-a a primeira latino-americana, a única brasileira e também a única atriz já indicada ao prêmio por uma atuação em língua portuguesa — e uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático.

Fernanda Montenegro em cena (Reprodução)

O filme recebeu diversos prêmios e indicações ao redor do mundo, dentre eles, uma outra nomeação ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, ao Independent Spirit Award e aos Prêmios César, e venceu o BAFTA, o Globo de Ouro, National Board of Review e o Prêmio Satellite — todos na mesma categoria.

Em seu lançamento no Festival internacional de Cinema de Berlim, a produção conquistou o prestigiado prêmio Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz. Em novembro de 2015, a obra entrou na lista dos 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos, realizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Formado em Criação e Produção Audiovisual pelo CBM (Centro Universitário Barão de Mauá). Frequentador assíduo das salas de cinemas, é também colecionador há anos de filmes em DVD e Bluray. Atuou como produtor e editor do SBT e na redação de blogs e sites em geral. Atualmente, trabalha como redator do E-Pipoca.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›