Matrix 4 | Roteirista explica motivo de Hugo Weaving não estar no filme

Quando Matrix Resurrections foi anunciado, veio a notícia do retorno de diversos membros do elenco original. Laurence Fishburne e Hugo Weaving não estavam na lista.

Em uma entrevista para o Gizmodo, o co-escritor Aleksandar Hemon de Matrix Resurrections revelou que Fishburne não voltaria como seu Morpheus, mas havia planos para colocar o Agente de Smith, de Weaving no filme.

“Um novo Morpheus estava lá desde o início. Durante minha breve carreira no cinema, aprendi que fazer filmes é um mundo de contingência. E então as pessoas podem ou não, você sabe, assinar ou, se assinarem, algumas coisas podem mudar. Escrever alguns papéis, não vou revelar, mas escrevemos um personagem para alguém que pensávamos que iria interpretá-lo e então não foi possível. Ainda assim, não mudamos nada radicalmente, mas estávamos apenas imaginando esse ator no papel. E então descobrimos que não era possível, mas não mudamos nenhuma fala com isso. Então, esse ator ainda está inscrito no papel”.

Quando pressionado a esclarecer qual papel, Hemon revelou que Hugo Weaving foi originalmente definido para retornar como Smith.

“Houve conversas preliminares (com a Weaving) e, portanto, não estávamos envolvidos nelas com as pessoas, mas não foi totalmente resolvido. Como a premissa de Matrix e (este) filme é um pouco diferente, o Agente Smith teria sido diferente em alguns aspectos, não importa quem o interpretou. E Jonathan Groff é incrível nesse papel. Ele acrescentou uma dimensão que eu não poderia prever enquanto estávamos escrevendo. Mas há um aumento da emocionalidade no filme e então ele se encaixa nesse padrão”.

Hugo Weaving como Agente Smith na franquia Matrix (Reprodução)
Hugo Weaving como Agente Smith na franquia Matrix (Reprodução)

Explicação de Weaving

Em uma entrevista anterior para o Coming Soon, Hugo Weaving explicou o motivo de não estar em Matrix 4.

“Lana Wachowski me ligou no começo do ano passado. Nós trabalhamos juntos cinco vezes, as Wachowski e eu, em três Matrix, V de Vingança e Cloud Atlas. Eu viajei com elas por todo o mundo por muitos, muitos anos. Então, sim, Lana estava muito ansiosa comigo em Matrix 4. Houve uma leitura de roteiro comigo, Keanu, Carrie e alguns outros membros da família antiga”.

“Eu amei partes do que li e não tão estava certo sobre outros trechos. No fim, nós conversamos sobre e, quando a oferta chegou pela Warner, eu disse sim no dia seguinte e falei com a Lana”.

“Eu pensei que poderíamos fazer minhas cenas em Maio, Junho e Julho e nós falamos sobre dinheiro e negociamos. Estávamos bem acordados, concordamos nas datas e estava tudo bem, mas então Lana decidiu que não iria funcionar. Então ela cancelou as negociações. Foi aí que terminou. Ela basicamente não achou que meu compromisso com o Teatro Nacional funcionaria com as datas que ela tinha em mente para mim”.

Matrix Resurrections faz de tudo para apresentar clipes do Agente Smith de Weaving ao longo do filme em flashbacks, além de um busto de seu rosto pode ser visto no escritório do personagem de Groff, além de várias outras referências a Smith.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›