Massacre em Não! Não Olhe! é baseado em um caso real?

Algo muito semelhante aconteceu de verdade há pouco mais de uma década

Mesmo que os criadores de Não! Não Olhe! não confirmem, o massacre fictício de Gordy pode ter sido inspirado no ataque do chimpanzé mais violento da história.

O filme do cineasta Jordan Peele tem como um de seus temas principais não tratar criaturas perigosas com desrespeito, sob risco de consequências trágicas e até mesmo mortais. Sem muitos spoilers sobre o filme, até mesmo a natureza real do principal antagonista do filme gira em torno desta ideia.

Assim como os cavalos da empresa dos Haywood, Gordy também é um ótimo alerta para os personagens do filme sobre como eles não devem explorar ninguém por puro entretenimento de outros.

A história do chimpanzé está conectada ao filme através de Ricky “Jupe” Park, o único sobrevivente do incidente. Quando criança, Jupe interpretava o personagem Mikey em Gordy’s Home, programa no qual o animal era um dos protagonistas.

O chimpanzé Gordy em Não! Não Olhe! (Reprodução)
O chimpanzé Gordy em Não! Não Olhe! (Reprodução)

Depois de balões que estouraram ao seu lado, o animal tem um surto violento e mata todos no set com exceção de Jupe. A história é bem semelhante a um caso real que aconteceu nos anos 1990, embora a produção do filme nunca tenha confirmado que ela foi a base para a criação do que é mostrado no filme.

O caso de Travis

Travis um chimpanzé de verdade que, assim como Gordy, inesperadamente surtou e foi responsável por um ataque violento.

Separado de sua mãe quando ainda não tinha nem uma semana de vida, Travis foi criado por Sandra e Jerome Herold, que o ensinaram e treinaram para ser um ator animal. Travis apareceu em diversas séries de TV da época e comerciais para várias marcas, incluindo gigantes como a Coca Cola.

Seus tutores sempre tiveram uma relação de muito amor e carinho com Travis; o chimpanzé até mesmo dormia na mesma cama que eles. O animal sempre teve uma reputação incrível por ser calmo e comportado entre humanos, até um belo dia em 2009.

O chimpanzé Gordy em Não! Não Olhe! (Reprodução)
O chimpanzé Gordy em Não! Não Olhe! (Reprodução)

Por motivos desconhecidos, naquele ano Travis atacou e espancou Charla Nash, uma amiga dos Herold, que teve seu rosto desfigurado permanentemente por conta do incidente. A moça também perdeu a visão depois de ter sido atingida nos olhos.

Jordan Peele nunca disse que Travis foi de onde Gordy saiu, mas não há como ignorar as semelhanças, assim como o caso real é apenas mais um exemplo de como os temas do filme são relevantes mesmo fora da ficção.

Não! Não Olhe! ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›