Livro aborda atitudes tóxicas de Joss Whedon em Buffy, a Caça-Vampiros

Joss Whedon continua sendo manchete por conta de seus comportamentos abusivos em diversas de suas produções, e agora as histórias polêmicas estão recebendo mais atenção no livro sobre a produção de Buffy, a Caça-Vampiros.

De acordo com o IndieWire, no livro de Evan Ross Katz, Into Every Generation a Slayer Is Born: How ‘Buffy’ Staked Our Hearts, que foi publicado recentemente pela Hachette Books para coincidir com o 25º aniversário da série, o elenco e a equipe de Buffy, A Caça-Vampiros falaram sobre trabalhar com Joss Whedon, que desde então enfrentou acusações de atitudes tóxicas no local de trabalho.

Embora Whedon tenha afirmado que ele “nunca foi físico” com atrizes ou membros da equipe, o ex-elenco de Buffy, Charisma Carpenter, Danny Strong, Emma Caulfield e a figurinista Cynthia Bergstrom abordaram as inúmeras alegações contra o escritor-diretor no livro de Katz. Bergstrom disse:

“Joss sempre falava comigo sobre como a série era sobre uma jovem se tornando uma mulher empoderada e como – e isso é o que realmente me irrita – como ele não queria ver a bela loira vitimizada, como ele queria vê-la como a heroina da história. E agora, à luz de tudo o que saiu, estou apenas pensando, então por que diabos você vitimizou todo mundo? Por que você traumatizou? O que há de errado com você?”.

Buffy, a Caça-Vampiros ( Divulgação)
Buffy, a Caça-Vampiros (Divulgação)

Strong admitiu que as acusações contra Whedon foram “muito além” do que ele percebeu na época.

“Olha, minha experiência no set foi muito positiva, incluindo minhas interações com Joss. E então eu não estava ciente de quão tóxico o set era para alguns. E parece que para quem era tóxico eram as mulheres realmente atraentes. Era para isso que ele estava criando experiências de trabalho realmente desagradáveis. E não é do seu jeito típico de assédio sexual, mesmo. Essas histórias são meio atípicas ao criar esse ambiente mesquinho, quase colegial, colocando as garotas bonitas umas contra as outras. Tenho certeza de que há muita profundidade psicológica sobre o que isso diz sobre Joss”.

Por sua vez, Caulfield lembrou como se sentiu quando as primeiras alegações contra Whedon surgiu em 2017.

“Bem, finalmente acabou… não pode fazer nada de errado finalmente foi destronado.”

A série é estrelada por Sarah Michelle Gellar como Buffy, uma adolescente caçadora de vampiros. Buffy foi ao ar de 1997 a 2003.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›