Quadribol da vida real muda nome para para não ter ligação com J. K. Rowling

Opiniões transfóbicas da autora influenciaram decisão.

O prestígio de J. K. Rowling entre os fãs de Harry Potter está cada vez mais em baixa, e alguns não querem mais ser relacionados à autora.

J. K. ficou mal vista por seus admiradores por conta de diversas opiniões expressas através de suas redes sociais.

Em mais de uma ocasião, a autora publicou mensagens de teor transfóbico, comparando mulheres trans a homens de vestido e rotulando-as como criminosos sexuais.

De acordo com notícia recente do NBC News (via Screen Rant), duas equipes de quadribol, um esporte de verdade criado com base nas obras de Rowling, estão renomeando a modalidade esportiva para se distanciar dela e de suas visões políticas.

Cena do Quadribol de Harry Potter e a Pedra Filosofal (Reprodução)

O U.S.Quidditch e o Major League Quidditch, formados em 2005, confirmaram que o esporte agora será chamado quadball, segundo eles não somente como um movimento contra “a posição anti-trans [da autora] nos últimos anos”, como também a dificuldade em obter patrocínios e divulgação adequada usando um nome atrelado a uma marca protegida por direitos autorais.

Os grupos também informaram que a International Quidditch Association, organização que cuida do esporte globalmente, irá implementar a mudança de nome no resto das equipes do mundo.

Como quadball é muito parecido com a versão em português do esporte, possivelmente a versão brasileira receberá um novo nome diferente.

Elenco de Harry Potter se pronuncia sobre autora

Hermione (Emma Watson) e Harry (Daniel Radcliffe) em Harry Potter e as Relíquias da Morte (Reprodução)
Hermione (Emma Watson) e Harry (Daniel Radcliffe) em Harry Potter e as Relíquias da Morte (Reprodução)

As opiniões de J. K. não passaram despercebidas pelos astros de Harry Potter, que se manifestaram contra qualquer tipo de atitude transfóbica. Daniel Radcliffe publicou em suas redes sociais:

“As mulheres trans são mulheres. Qualquer declaração em contrário apaga a identidade e a dignidade das pessoas trans e vai contra todos os conselhos dados por associações profissionais de saúde que têm muito mais experiência nesse assunto do que Jo [apelido da autora] ou eu.”

Emma Watson também compartilhou sua opinião em seu perfil. “Pessoas trans são quem elas dizem que são e merecem viver suas vidas sem serem constantemente questionadas ou ouvirem que não são quem elas são”, afirmou.

Todos os oito filmes de Harry Potter e Comemoração de 20 anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›