Lançamentos semanais podem evitar quedas de audiência no streaming

Houve um tempo em que as pessoas assistiam os episódios de suas séries preferidas semanalmente, aproveitando um episódio por vez quando era exibido na televisão.

A Netflix revolucionou a forma como o público assiste série, disponibilizando os episódios de uma temporada todos de uma vez. Isso mexeu também com a ansiedade das pessoas, onde se criou um público que consumia série o mais rápido possível e clamavam por mais.

Isso também influenciou a forma como outros serviços de streaming disponibilizam suas série, também lançando os episódios de uma vez. O Disney+ um pouco esse cenário lançando episódios de suasprincipais séries semanalmente, mas isso pode ir muito além.

De acordo com o site ComicBook, uma análise feita mostra que o futuro dos streamings é lançar episódios semanalmente para evitar quedas exageradas em sua audiência. O analista Mike Murphy disse o seguinte:

“Embora 2020 tenha sido o ano de assistir excessivamente – em grande parte graças ao desligamento da pandemia – 2021 lembrou os telespectadores que às vezes as melhores experiências de assistir TV acontecem uma vez por semana, permitindo mais tempo para absorver os desenvolvimentos da trama e especular sobre o que acontecerá acontecer a seguir”.

“Os lançamentos semanais – a norma para redes de TV por décadas – são especialmente benéficos para serviços de streaming menores (que não são da Netflix) que buscam gerar uma audiência consistente mês após mês, criando buzz e permanecendo na conversa da cultura pop por longos períodos de tempo”.

“De acordo com um relatório recente do The Ringer, que citou dados do Parrot Analytics, 62% dos 50 principais novos programas de streaming de 2021 usaram uma estratégia de lançamento semanal de algum tipo, contra cerca de 30% nos dois anos anteriores. Isso inclui as estratégias usadas pela Apple TV+, Prime Video e HBO Max, mais notavelmente, de abandonar os primeiros dois ou três episódios de uma vez e, em seguida, lançar um ou dois episódios por semana”.

“Não são apenas os serviços que se beneficiam – com quedas semanais, os espectadores não ficam sobrecarregados com tantos episódios ao mesmo tempo e podem ter uma experiência de visualização mais relaxante e memorável, em vez de continuar uma série em um fim de semana e esquecê-la rapidamente. Não espere que a farra vá embora completamente. A Netflix mostrou que ainda funciona muito bem para seus novos lançamentos, e muitos de seus serviços rivais continuarão a usar algum tipo de estratégia de lançamento híbrido, dependendo da série individual”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›