Jovens Bruxas | Produção levou bruxa de verdade durante gravações

Maior parte dos encantamentos usados foram baseados em ritos verdadeiros

Mesmo tendo quase 30 anos de idade, Jovens Bruxas ainda ‘enfeitiça’ os espectadores, que ainda nomeiam a atração como um dos melhores filmes adolescentes da década de 1990.

Chegando nos cinemas logo depois de As Patricinhas de Beverly Hills, o filme trocou as saias xadrez, cartões de crédito e festas por modelitos góticos, livros de feitiço e rituais na praia.

Jovens Bruxas
Jovens Bruxas (Reprodução)

A maneira natural como o filme retrata a relação das meninas com o oculto é feita de maneira firmada na realidade e sem ofender os praticantes dele. O que muita gente pode não saber é que quase tudo mostrado no filme é baseado em rituais de bruxaria reais.

Bruxa ajudou com feitiços e encantamentos

Andy Fleming, diretor do filme, contou ao Huffpost que uma praticante de Wicca foi contratada para ajudar a escrever as partes do roteiro que envolviam os rituais de bruxaria.

A moça era Alta Sacerdotisa do Covenant da Deusa, e serviu como uma salvaguarda para que a produção não fizesse nada que pudesse ofender praticantes do oculto:

Pat Devin é creditada no filme como consultora técnica, ela estava lá para tornar as coisas reais. Eu queria que os Wiccans vissem o filme e dissessem: ‘É, isso não é ofensivo para mim. É assim que as coisas são mesmo’.”

Jovens Bruxas
Sarah (Robin Tunney), Rochelle (Rachel True), Nancy (Fairuza Balk), e Bonnie (Neve Campbell) em Jovens Bruxas (Divulgação)

Nem tudo do filme é 100% ‘copiado’ de rituais e informações de verdade da cultura Wicca, no entanto. A entidade principal do filme, chamada de Manon, é uma divindade inventada.

Andy esclareceu os motivos por trás da decisão. Segundo ele, assim como ele se preocupou em manter os ritos o mais realistas possível, sabia que usar um deus ou deusa reais poderia ser algo que ofenderia pessoas que servem a eles de verdade:

“A ideia toda era que a gente tinha que inventar algumas coisas. O deus a que elas se referem no filme, por exemplo, é algo que a gente inventou, porque poderia ser algo ofensivo para as pessoas se a gente usasse deuses de verdade, então preferimos criar o nosso.”

Outro motivo que não foi cogitado mas que também pode ser levado em consideração é a superstição: imagine se uma entidade é invocada ‘de mentirinha’ e acaba chamando alguma coisa de verdade? Melhor evitar.

Jovens Bruxas está disponível na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›