Abracadabra | Como o ‘flopado’ nos cinemas virou queridinho dos fãs?

Filme foi detestado na época de seu lançamento e ganhou uma legião gigantesca de fãs muitos anos depois

Hoje em dia considerado um daqueles filmes que não podem deixar de fazer parte da maratona do Dia das Bruxas, Abracadabra nem sempre foi tratado com essa reverência toda.

Muito pelo contrário: quando foi lançado em 1993, a crítica massacrou o filme por ser exagerado; até hoje, ele permanece com uma média de apenas 39% nas reviews oficiais.

Cena de Abracadabra (Reprodução)
Cena de Abracadabra (Reprodução)

O que foi diferente? O que exatamente causou o fracasso do filme quando estreou, que posteriormente o conferiria o status de clássico?

Uma estreia não muito boa

Bette Midler, que interpreta a bruxa Winifred Sanderson, hoje admite que este foi um de seus papeis favoritos da carreira inteira, nem sempre este foi o caso, no entanto. “Ele teve críticas muito ruins, e eu acho que ela ficou um pouco envergonhada”, contou David Kirschner, roteirista do filme, em entrevista para o The Wrap:

“Eu acho que na época ela só não tinha se dado conta de como ela era brilhante. Sabe, a maior parte dos críticos só achou que o filme era meio besta, exagerado e ridículo. Ela entendeu algo que eles não tinham, mas ela não parecia muito emocionada com ele até uns anos depois.”

Bette Midler em Abracadabra
Bette Midler em Abracadabra (Reprodução)

Outra grande pedra no sapato foi a data de estreia do filme. Considerando o tema do filme, seria de se imaginar que Abracadabra seria lançado nos cinemas em outubro, certo? Errado.

Com a justificativa de que não queria competir com O Estranho Mundo de Jack, já programado para outubro, e tentando capitalizar nas férias escolares dos Estados Unidos, o filme foi lançado no meio do verão, em julho.

Para piorar, Jurassic Park, lançado menos de um mês antes, seguia avassalando as bilheterias e vendendo ingressos como água, e roubando o público de todos os seus concorrentes nas telonas.

A Renascença

Depois de seu lançamento, não se ouviu falar de Abracadabra por uma década. Então, em um momento que a equipe de produção e elenco não sabem exatamente apontar quando, o filme começou a ganhar o status de cult, mal compreendido pela crítica e brilhante em sua própria forma.

Irmãs Sanderson em Abracadabra (Reprodução)
Irmãs Sanderson em Abracadabra (Reprodução)

Seu lançamento em home vídeo e a inclusão dele na programação da TV contribuiu muito para o sucesso tardio do filme.

“Foi quando a ABC começou a exibir o filme, e o Disney Channel também”, disse Mick Garris, produtor do filme. “De repente, pessoas estavam postando: ‘Oh, meu filme de Dia das Bruxas preferido está chegando’. Pessoas que eram jovens nos anos 1990 e adultos agora.”

O grande sucesso do filme trouxe uma sequência, que será lançada este ano, desta vez no período certo do ano. Capitalizando na nostaligia dos antigos fãs, o novo filme pode mudar a história do original e ser um estouro desde o dia um.

Abracadabra está disponível no Disney+. Abracadabra 2 estreia na mesma plataforma no dia 30 de setembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›