James Cameron fica desapontado com roteiro de Avatar 2 e toma atitude drástica

James Cameron explicou o que o levou a descartar completamente um roteiro finalizado de Avatar 2

James Cameron, a mente que criou Avatar de 2009, revelou que passou um ano inteiro escrevendo um roteiro para Avatar 2, apenas para jogá-lo fora quando terminou.

Em uma entrevista para o site internacional The Times UK, Cameron compartilhou detalhes a respeito de seu processo de escrita, e admitiu que jogou fora um ano de trabalho porque o roteiro não estava à altura de seu padrão para Avatar.

O cineasta explicou que os filmes Avatar deveriam funcionar em três níveis, e seu roteiro para o segundo filme da franquia foi descartado por que só conseguiu uma das três partes.

“Todos os filmes trabalham em níveis diferentes. A primeira é a superfície, que é caráter, problema e resolução. A segunda é temática. O que o filme está tentando dizer? Mas Avatar também funciona em um terceiro nível, o subconsciente. Eu escrevi um roteiro inteiro para a sequência, li e percebi que não chegou ao nível três. Boom. Recomeçar. Isso levou um ano.”

James Cameron é conhecido por diversos filmes de grande sucesso no cinema, como O Exterminador do Futuro, Titanic, Alien, e claro Avatar, sendo este último como filme de maior bilheteria de todos os tempos.

Em 2009, Avatar não só chamou a atenção por sua história, mas também pelos seus detalhes nos efeitos especiais bem como a incrível tecnologia 3D que mudou a forma das pessoas verem filmes na época.

12 anos depois ele retorna a Pandora para contar mais histórias da relação entre Na’vi e humanos. Ao todo, serão feitas 4 sequências, com Avatar: O Caminho da Água chegando aos cinemas este ano.

James Cameron ameaçou demitir roteiristas de Avatar 2

Jake Sully (Sam Worthington) em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução / 20th Century Studios)
Jake Sully (Sam Worthington) em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução / 20th Century Studios)

Em abril de 2021, James Cameron participou do podcast de Marianne Williamson e contou que ameaçou demitir os roteiristas de Avatar: O Caminho da Água.

“Quando me sentei para escrever as sequências, eu sabia que haveria três na época e, eventualmente, se transformou em quatro, eu reuni um grupo de escritores e disse: ‘Não quero ouvir as novas ideias de ninguém ou qualquer um até que tenhamos passado algum tempo tentando descobrir o que funcionou no primeiro filme, o que se conectou e por que funcionou”.

“Eles queriam conversar sobre as novas histórias. Eu disse: ‘Não estamos fazendo isso ainda’. Eventualmente, tive que ameaçar demitir todos eles porque eles estavam fazendo o que os roteiristas fazem, que é tentar criar novas histórias. Eu disse: ‘Precisamos entender qual era a conexão e protegê-la, proteger aquela brasa e aquela chama’”.

Avatar: O Caminho da Água mostra como Jake Sully está vivendo com sua nova família com o povo Na’Vi, ao mesmo tempo que tem lidar com o retorno problemático dos humanos a Pandora.

O filmes chega nos cinemas em 15 de dezembro de 2022.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›