James Cameron detona moda dos filmes 3D após Avatar

Graças a Avatar, a indústria do cinema começou a investir mais em lançar filmes em 3D

James Cameron criticou a moda em produzir filmes em 3D que aconteceu depois do lançamento de Avatar em 2009.

Avatar foi elogiado não apenas pelo uso do 3D, mas também por seus efeitos visuais impressionantes. Isso levou a indústria do cinema investir mais no 3D.

Começou a se tornar comum salas de cinema fazerem exibição em 3D de vários filmes, e os espectadores entravam no local com óculos especiais.

Contudo, isso encareceu mais ainda os ingressos, como também era caro transformar um filme em 3D, e a moda logo passou.

Em uma entrevista recente para o New York Times, James Cameron e Zoë Saldaña compartilharam suas opiniões sobre essa tendência pós-Avatar.

Quando perguntado o que ele pensava sobre essa mania do 3D de Hollywood, Cameron respondeu que “os estúdios estragaram tudo”. Ele explicou as diferenças entre o processo 3D que ele usou e o que a maioria dos filmes de Hollywood fez.

“Acho que os estúdios estragaram tudo. Apenas para economizar 20% do custo de criação do 3D, eles optaram pelo 3D pós-conversão, que o tira das mãos do cineasta no set e o coloca em algum processo de pós-produção que rende um resultado ruim. Eu acho que o novo filme Avatar vai reacender o interesse em 3D de autoria nativa, que é o que eu pessoalmente acredito ser o jeito certo de fazer isso. Eu digo ou faça 3D ou não faça 3D, mas não tente aplicar depois para obter a cobrança do ingresso”.

Neytiri (Zoë Saldaña) em Avatar (Reprodução)
Neytiri (Zoë Saldaña) em Avatar (Reprodução)

Saldaña então questionou: “E olha, você quer ganhar muito dinheiro, ou quer fazer algo de que realmente se orgulhe e que resista ao teste do tempo?”. Camerou perguntou de volta: “Tenho que escolher?”. E a atriz disse:

“É lamentável, mas as pessoas escolheram a máquina de fazer dinheiro, a pós-conversão. E nem todo diretor é como Jim, com o nível de comprometimento que você coloca nele. Essa é a diferença entre um projeto que é apenas um sucesso de bilheteria e algo realmente especial, e eu gostaria que mais diretores entendessem isso. Se eles apenas fizessem um pequeno curso no [Directors Guild of America]…”

“Eu vou ensiná-lo!”, finalizou Cameron.

Atualmente, James Cameron é o diretor de Avatar: O Caminho da Água, que estreia nos cinemas 15 de dezembro de 2022, e mais sequências estão por vir. Saldaña retorna ao filme como Neytiri, ao lado de Sam Worthington como Jake.

O longa metragem mostra como Jake construiu uma nova família como os Na’Vi em Pandora. Contudo, a paz desse povo dura pouco com o retorno dos humanos que querem explorar o local.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›