Inspiração de personagem Disney morre sem receber reconhecimento do estúdio

Idosa que teria inspirado Mamá Coco de Viva – A Vida é Uma Festa faleceu no final de semana

Faleceu no último domingo (16), na cidade mexicana Santa Fe de la Laguna, em Michoacán, aos 109 anos, Dona María Salud Ramírez Caballero, sem o devido reconhecimento por ter servido de inspiração para a personagem Mamá Coco, animação Viva – A Vida é Uma Festa.

Embora a Disney nunca tenha admitido que criou a personagem baseada na humilde senhorinha mexicana, o secretário de turismo do estado mexicano de Michoacán, Roberto Monroy, a descreveu como tal, ao lamentar sua morte em uma publicação em sua conta pessoal no Twitter.

“Lamento profundamente a morte de Dona María Salud Ramírez Caballero, ‘Mamá Coco’, mulher incansável e exemplo de vida, que foi a inspiração para esta querida personagem que deu a volta ao mundo. Minhas orações para que ele descanse e que sua família encontre resignação”, ele escreveu.

Dona María Salud Ramírez Caballero é apontada como inspiração de Mamá Coco de Viva – A Vida é Uma Festa
Dona María Salud Ramírez Caballero é apontada como inspiração de Mamá Coco de Viva – A Vida é Uma Festa (Cortesia Teresa de Miguel)

A Disney/Pixar sempre alegou que a personagem ficcional, no entanto, para pesquisar, documentar e compor os personagens, membros da produção viajaram por pequenas cidades mexicanas, que exerciam a tradições do Dia dos Mortos, inclusive pela que a senhora Caballero vivia com a família.

Segundo o jornal espanhol El País, a família da idosa, principalmente sua neta Paty, vinha batalhando desde 2017, para que os produtores de Viva – A Vida é Uma Festa reconheçam que usaram Caballero como inspiração para criar Mamá Coco.

“As pessoas da cidade nos disseram que a fotografaram na praça, e a igreja e algumas ruas aparecem no filme”, a neta contou para embasar sua certeza de que a avó inspirou a personagem.

Mamá Coco em cena de Viva – A Vida é Uma Festa
Mamá Coco em cena de Viva – A Vida é Uma Festa (Reprodução Twitter)

Há cinco anos atrás a vida da idosa mudou, quando a animação que conta a história de um menino que vai para o mundo dos mortos, para descobrir os segredos enterrados no passado da sua família, estreou, e a avó de Miguel foi reconhecida como Dona Maria Salud.

Desde aquela época o nome Maria foi deixado um pouco de lado, pois todos se dirigiam a ela como Mamá Coco, algo que ficou ainda mais forte a tornando um símbolo de Viva – A Vida é Uma Festa, quando ela passou a se sentar diante um cartaz do filme tirando fotos com fãs por alguns pesos.

Nascida em setembro de 1913, na mesma cidade que morreu no final de semana, María Salud Ramírez Caballero trabalhou boa parte de sua vida como artesã de cerâmica. Ele se casou, e teve três filhos que lhe deram um número que ela nem conseguia mais contar de netos, bisnetos e tataranetos.

Viva – A Vida é Uma Festa está disponível no Disney+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›