A Pequena Sereia | Por que filme tirou a Disney do ‘buraco’?

Filme marcou início de era importante para o estúdio.

Lançado em 1989, A Pequena Sereia se tornou um dos filmes mais populares e uma das animações mais importantes da Disney, desde a época de sua chegada.

A trama é baseada no conto de fadas de Hans Christian Andersen, escrito em 1837 e conta a história de uma jovem sereia disposta a desistir de toda a sua vida como princesa no mar para ganhar um corpo humano e viver um grande romance.

O conto original, na verdade, tem um final bastante sombrio, que foi modificado pela Disney, que já buscava produzir conteúdos familiares para seu catálogo, e deu a Ariel um final completamente diferente, que se tornou um verdadeiro sucesso.

Ariel em A Pequena Sereia
Ariel em A Pequena Sereia (Reprodução/ Youtube)

Com isso, A Pequena Sereia recebeu várias críticas positivas e foi elogiado tanto pela sua animação quanto pela trilha sonora, assinada por Alan Menken. Além disso, os personagens foram muito bem recebidos, especialmente a sereia Ariel.

Na época, o jeito independente de ser da personagem pareceu bem ousado e surpreendeu os espectadores.

O longa também ganhou várias indicações para diferentes prêmios, incluindo três indicações ao Oscar – Melhor Trilha Sonora Original e duas para Melhor Canção Original (Kiss The Girl e Under the Sea), vencendo o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original Under the Sea, mas o legado e o impacto do filme vão além de tudo isso.

Úrsula
Úrsula em A Pequena Sereia (Reprodução / Disney)

Como A Pequena Sereia mudou o rumo dos filmes de animação da Disney

A Disney se tornou soberana no universo da animação em 1935 com o lançamento de Branca de Neve e os Sete Anões, que foi seguido por outros grandes clássicos animados, como Cinderela e A Bela Adormecida, lançados em 1950 e 1959, respectivamente.

Assim, A Pequena Sereia foi o primeiro conto de fadas animado do estúdio desde A Bela Adormecida e, embora isso possa ser visto como um grande risco para a Disney, na verdade beneficiou o estúdio e seu ramo de animação.

Cena de A Pequena Sereia (Reprodução)
Cena de A Pequena Sereia (Reprodução)

O filme serviu para restabelecer as animações de longa-metragem como um dos empreendimentos mais lucrativos para a Walt Disney Company, já que, naquela época, os parques temáticos, e os filmes feitas para a televisão já vinham ofuscando os longas-metragens animados desde a década de 1950.

A Pequena Sereia também impulsionou a expansão da Walt Disney Feature Animation e marcou o início de uma série de sucessos para o estúdio, com filmes como A Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão, e restabeleceu o formato de filme musical como um padrão para filmes de animação da Disney.

Por fim, o filme marcou o que se tornou conhecido depois como o período do Renascimento da Disney, entre 1989 e 1999, quando o estúdio voltou a produzir filmes de animação que se tornaram sucesso depois de um período de fracasso.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›