Qual a diferença entre escrever uma animação e um filme live-action?

Segundos diretores, filmes animados parecem ter muito mais colaboração da equipe do que filmes live-action

Mundo Estranho é um dos vários futuros filmes animados que Disney lançará, e conta com a direção e o roteiro de Don Hall e Qui Nguyen, que já trabalharam em Raya e o Último Dragão.

O filme segue um grupo de exploradores que partem em uma aventura para descobrir os mistérios do centro do mundo em que vivem. Essa aventura acaba sendo um momento de amadurecimento para três gerações da família.

Em uma entrevista para o site internacional ComicBook, Hall e Nguyen compartilharam sua experiência em trabalhar em Mundo Estranho, e a diferença que é trabalhar em um live-action e um filme animado. Nguyen disse:

“Bem, eu acho que a diferença entre escrever roteiros, digamos live-action, geralmente… você vai ao estúdio, você lança a ideia e eles dizem, ‘Sim, faça esse filme’. Você escreve, depois vem o diretor. Na animação, o impulso veio de Don, Don me trouxe. E então, estou escrevendo. Eu diria que escrevo um roteiro em qualquer outro formato, incluindo TV, não estou realmente escrevendo o roteiro que é perfeito. Vou vender e apresentar para Don e dizer: ‘Don, você poderia aprovar isso?’ Estou basicamente escrevendo sequências que, tenho que admitir, é meio difícil, porque sei que também há uma equipe incrível de artistas de histórias com quem posso colaborar, então entendi a ideia básica”.

Nguyen então relatou que a equipe de um filme de animação contribui para criar mais cenas além das que ele escreveu, e até mesmo novas falas. Ele considera isso um processo muito mais colaborativo.

“Eu trabalho com eles. Eu faço uma miniatura da minha cena, eles dão um trato nela. Eles lançam até algumas de suas próprias falas lá, então eu pego de volta e então tudo soa como uma história. É um processo muito mais de vai-e-vem, muito mais colaborativo do que apenas escrever o roteiro, ceder e executar o roteiro. É literalmente trabalhar com Don, trabalhar com o artista da história, depois com os animadores até o fim, e depois com Jake [Gyllenhaal] e Lucy [Liu] e nossos atores na sala, eles também estão melhorando no estande, então é um processo muito mais fluido e colaborativo do que simplesmente escrever e animar.”

Família de Clade (Jake Gyllenhaal) em Mundo Estranho (Reprodução / Disney)
Família de Clade (Jake Gyllenhaal) em Mundo Estranho (Reprodução / Disney)

Hall revelou que o roteiro do filme ainda não foi finalizado, mas reforçou o que seu colega disse sobre como é um processo muito mais colaborativo trabalhar em um filme animado.

“Sim. Não há roteiro finalizado até agora. O filme está pronto. Há um roteiro finalizado. Depois desse ponto, tudo é, como dissemos, é muito maleável. É muito colaborativo e estamos trocando coisas de um lado para o outro e é aí que funciona melhor. Eu acho que para seu crédito [Nguyen] foi capaz, mesmo que sua formação seja em outros tipos de escrita, incluindo dramaturgia, vir aqui e abraçar totalmente o processo e o processo o abraçou totalmente de uma maneira tão bonita”.

“Mesmo de anos atrás, trabalhando com a equipe de história desde o início, mas era muito evidente que todos nós tínhamos uma mente coletiva sobre o que é essa história. Não que fosse prescritivo de alguma forma, mas todos nós sabíamos o que estávamos buscando e tudo, parecia, era apenas uma colaboração realmente mágica”.

Mundo Estranho tem vozes de Jake Gyllenhaal, Dennis Quaid, Jaboukie Young-White, Gabrielle Union e Lucy Liu. A estreia nos cinemas é no dia 24 de novembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›