Governador da Flórida joga sujo em briga com Disney por lei anti-LGBTQIA+

Ron DeSantis, governador do estado da Flórida, resolveu jogar sujo e usar um golpe baixo para revidar contra a Disney depois da recente briga entre as duas partes.

Nesta terça-feira (19), o político anunciou que iria convocar a Legislatura do Estado para revogar a lei que permitia que a empresa tivesse um distrito autônomo dentro da cidade de Orlando.

Em uma proclamação feita ao público, Ron comunicou uma audiência especial para discutir a reforma distrital:

“Eles também considerarão acabar com todos os distritos especiais que foram proclamados pela Flórida antes de 1968. Isso inclui o Reedy Creek Improvement District.”

O distrito citado foi criado em 1967, e permite que a Disney controle o zoneamento e os serviços públicos de uma área de 103,6 quilômetros quadrados, formada pelos parques da companhia e pelo Walt Disney Resort.

De acordo com o pronunciamento, o governador afirmou que a empresa não deveria receber “privilégios” do governo do estado.

A decisão precipitada pode acarretar prejuízos financeiros para a cidade. Caso o distrito seja tomado de volta para cuidados públicos, os condados de Osceola ou de Orange teriam que assumir os custos pelos serviços da região.

Entenda o caso

Logo do Mickey LGBTQIA+
Logo do Mickey LGBTQIA+ (Reprodução/ Twitter)

A briga entre o governo da Flórida e a Disney se deu por conta de um projeto de lei, que está sendo chamado de Don’t Say Gay (Não Diga Gay) que foi aprovado por parlamentares do estado.

A lei visa limitar discussões sobre identidade de gênero e orientação sexual nas escolas da região. A legislação permite até mesmo que pais processem professores que discutam o assunto em suas salas de aula.

Desde então, os funcionários LGBTQIA+ e aliados dentro da empresa se movimentaram contra a medida e pediram o apoio dos executivos do alto escalão.

Depois de muita discussão interna, a companhia finalmente se pronunciou claramente, se colocando contra a lei e reafirmando sua intolerância com o preconceito e discriminação:

“Para TODOS que vêm a este lugar feliz, sejam bem-vindos. A Disney Parks, Experiences and Products está comprometida em criar experiências que apoiem os valores familiares para todas as famílias e não tolerarão discriminação de qualquer forma. Opomo-nos a qualquer legislação que infrinja os direitos humanos básicos, e se solidarize e apoie nosso elenco, equipe e criativos LGBTQIA+ e fãs que fazem suas vozes serem ouvidas hoje e todos os dias.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›