Gina Carano processa Disney e Lucasfilm pela demissão de The Mandalorian

Gina Carano, atriz conhecida por interpretar a personagem Cara Dune na série The Mandalorian, entrou com uma queixa na justiça contra a Disney e a Lucasfilm três anos depois de ser demitida do programa do Disney+.

A atriz alega rescisão indevida e discriminação, afirmando que seu contrato não foi renovado e sua personagem não foi trazida de volta devido a opiniões expressas por ela nas redes sociais.

Elon Musk, empresário e dono da rede social X, onde Carano fez os comentários, prometeu apoiar financeiramente qualquer pessoa discriminada e está cumprindo sua promessa ao apoiar a atriz em seus esforços legais.

Discriminação e pensamento único

De acordo com o site Comic Book, Gina Carano alega que a Disney e a Lucasfilm “deixaram claro que apenas uma linha de pensamento, discurso ou ação era aceitável em seu império, e que aqueles que ousassem questionar ou não cumprissem totalmente não seriam tolerados“.

Ela ainda afirma que seus colegas masculinos tiveram liberdade para expressar suas opiniões políticas pessoais nas redes sociais sem sofrerem nenhum tipo de advertência ou punição, enquanto ela foi alvo dessas medidas.

Suporte de Elon Musk

Quando comprou a rede social Twiter e renomeou para X, Elon Musk prometeu apoiar qualquer um que tivesse problemas jurídicos ao fazer uso do que ele considera “liberdade de expressão”.

Logo após a notícia de Gina Carano processar a Disney, um representante de Musk na rede social X compartilhou uma mensagem de apoio para a luta judicial da atriz

Como um sinal do compromisso da X Corp com a liberdade de expressão, estamos orgulhosos de fornecer apoio financeiro para o processo de Gina Carano, capacitando-a a buscar a reivindicação de seus direitos de liberdade de expressão no X e a capacidade de trabalhar sem bullying, assédio ou discriminação“, disse o chefe de operações de negócios da X, Joe Benarroch.

Alguns de nós fomos injustamente apontados, assediados, perseguidos e tivemos nossos meios de subsistência retirados porque ousamos encorajar conversas, fizemos perguntas e nos recusamos a acompanhar a multidão“, disse Carano em um comunicado.

Ela acrescentou: “Estou honrada que meu caso tenha sido escolhido para ser apoiado pela empresa que tem sido um dos últimos vislumbres de esperança para a liberdade de expressão no mundo“.

A atriz busca ser recontratada e solicita uma indenização de $75.000 (cerca de R$ 372.000,00), além de danos punitivos.

Gina Carano em O Mandaloriano
Gina Carano em The Mandalorian (Divulgação / Lucasfilm)

Polêmicas nas redes sociais

Gina Carano gerou polêmica ao expressar suas opiniões sobre temas como ser contra o uso de máscaras durante a pandemia de COVID-19, identidades transgênero e insinuar fraude nas eleições presidenciais de 2020.

No entanto, o ponto culminante foi quando ela compartilhou uma postagem sobre judeus sendo alvo de nazistas durante o Holocausto, que muitos interpretaram como uma comparação inadequada com o assédio enfrentado pelos Republicanos.

Essas postagens causaram uma onda de críticas e levaram à sua demissão da série The Mandalorian.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›