George R. R. Martin e Neil Gaiman comentam sobre fidelidade em adaptações

Autores abriram o jogo como Hollywood vem tratando adaptações de livros e HQ em forma de filmes e séries

Apesar de algumas poucas reclamações do público sobre a adaptação de A Casa do Dragão e Sandman em forma da série, não há como negar que ambos são exemplos de sucesso em adaptar um livro ou HQ.

George R. R. Martin, o criador de As Crônicas de Gelo e Fogo, e Neil Gaiman, o criador de Sandman, concordam que Hollywood está mostrando melhoras em entregar melhores e mais fiéis adaptações de livros e séries para tv e para o cinema.

Em uma entrevista para a Variety, os dois autores revelaram ser contra ao “eu vou fazer do meu jeito” em relações às adaptações, e concordam, que Hollywood deve deixar os autores participarem das produções de filmes e séries.

Martin disse: “Quão fiel você tem que ser? Algumas pessoas não sentem que precisam ser fiéis. Há essa frase que circula: ‘Vou fazer do meu jeito’. Eu odeio essa frase. E acho que Neil provavelmente odeia essa frase também.”

Gaiman respondeu: “Sim. Passei 30 anos vendo as pessoas fazerem Sandman para si. E algumas dessas pessoas nem leram Sandman para torná-lo seu, apenas folhearam alguns quadrinhos ou algo assim”.

Martin acrescentou: “Existem mudanças que você precisa fazer – ou que você é chamado a fazer – que eu acho que são legítimas. E há outros que não são legítimos”.

Gaiman detestou ideia para filme de Sandman

Morpheus (Tom Sturridge) em Sandman (Reprodução / Netflix)
Morpheus (Tom Sturridge) em Sandman (Reprodução / Netflix)

A frase de Neil Gaiman se faz verdade pois ele uma vez relatou sobre um roteiro para adaptação em filme de Sandman, ao qual ele odiou e fez de tudo para que o filme não ganhasse vida.

“Lembro-me deles telefonando para mim. E normalmente sou educado e gentil se você estiver ao telefone. Eu tento encontrar coisas positivas para dizer às pessoas que ligam. E um cara do escritório de Jon Peters me ligou e disse: ‘Então Neil, você teve a chance de ler o roteiro que lhe enviamos?'”

“E eu disse: ‘Bem, sim. Sim, eu li. Não li tudo, mas li o suficiente’. Ele disse: ‘Então, muito bom. Hein?’ E eu disse: ‘Bem, não. Na verdade não é’. Ele disse: ‘Ah, vamos lá. Deve ter havido coisas lá que você amou’. Eu disse: ‘Não tinha nada lá que eu amei. Não tinha nada lá que eu sequer gostei. Foi o pior roteiro que eu já li. Não é apenas o pior roteiro de Sandman. Esse foi o pior roteiro que eu já li”.

Martin não entendeu por que foi retirado de GOT

Sean Bean como Eddard Stark em Game of Thrones
Sean Bean como Eddard Stark em Game of Thrones (Divulgação / HBO)

Game of Thrones teve um final decepcionante para muitos, principalmente por conta de George R. R. Martin não ter terminado os livros e a HBO decidiu criar seu próprio fim. Martin disse que nunca entendeu o motivo de ter terem tirado ele da produção do GOT.

“Na 5ª e 6ª temporada, e certamente na 7ª e 8ª, eu estava praticamente fora do circuito. “Eu não sei [porque fui afastado – você tem que perguntar a Dan e David”.

Sandman ainda não foi renovado para a segunda temporada pela Netflix. Todos os episódios de Game of Thrones estão disponíveis na HBO Max. A Casa do Dragão retorna para uma nova temporada na HBO.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›