Foto de Michael B. Jordan é usada em reconhecimento de suspeitos da polícia

Uma técnica aplicada pela Polícia Civil brasileira está dando o que falar essa semana. Algumas pessoas notaram que uma foto do ator Michael B. Jordan está sendo usada em um documento usado para reconhecer criminosos.

A técnica é conhecida como técnica de reconhecimento fotográfico e é uma das usadas a mais tempo em investigações de polícia, conforme informou o Diário do Nordeste. No entanto, muitos advogados criminalistas já se mostraram contrários ao uso dela.

Recentemente, a fotografia de B. Jordan foi usada em um Termo de Reconhecimento Fotográfico feito pela Polícia Civil do Ceará (PCCE). A foto foi usada no inquérito policial de uma chacina ocorrida no estado no fim do ano passado: a chamada Chacina da Sapiranga, que deixou cinco mortos.

A imagem do ator foi uma das três usadas no termo, que levou à indicação de um suspeito do crime, um adolescente de 16 anos.

Termo de Reconhecimento Fotográfico da Polícia Civil do Ceará usou foto de Michael B. Jordan em documento. (Montagem/Reprodução)
Termo de Reconhecimento Fotográfico da Polícia Civil do Ceará usou foto de Michael B. Jordan em documento. (Montagem/Reprodução)

A Polícia Civil do Ceará não deu entrevistas sobre o assunto, porém publicou nota informando que as investigações já ajudaram em encontrar 28 envolvidos. A nota conta que “o trabalho policial junto elementos comprobatórios por meio de provas técnicas, através de perícias e testemunhais”.

A nota também esclareceu que o Reconhecimento Fotográfico é uma das partes da investigação porém não é o único mecanismo investigativo usado pela polícia:

“Vale ressaltar ainda que o reconhecimento fotográfico é apenas uma das etapas que podem levar ao indiciamento de um acusado. Depoimentos de testemunhas e perícias técnicas nos locais de crime (coleta de impressões digitais, análise de câmeras de segurança, por exemplo) também constituem parte do processo de investigação.”

Técnica já foi questionada antes em outros inquéritos

Apesar das críticas de usar um ator famoso para reconhecimentos de criminosos, esta não foi a primeira vez que a técnica foi alvo de discussões. Durante um inquérito de Quiteriópolis, a imagem de modelos ao lado de um policial militar acusado também causou questionamentos à investigação.

O artigo 226 do Código de Processo Penal estabelece que “a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, será colocada, se possível, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhança, convidando-se quem tiver de fazer o reconhecimento a apontá-la“. Ou seja, o uso de fotos de outras pessoas parecidas com o acusado é de praxe e não deve ser considerado um ataque pessoal ao ator.

Michael B. Jordan estará no novo filme Pantera Negra: Wakanda Forever, que deve chegar aos cinemas em novembro deste ano.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›