Final de Pânico (2022) não é uma ideia original? Entenda

Ideia foi reciclada de roteiro rejeitado de filme anterior da franquia

Mesmo tendo sido uma revelação que deixou alguns espectadores chocados e uma justificativa polêmica, o final de Pânico (2022) não é original.

Na verdade, o desfecho do filme, cujos assassinos eram dois fãs obcecados pela franquia fictícia Facada, inspirada nos eventos de Woodsboro, é uma ideia reciclada de um roteiro anterior da série.

O primeiro rascunho de Pânico 3, de acordo com seu roteirista original Kevin Williamson, incluía uma versão desta ideia. “Os assassinos eram basicamente um fã-clube de adolescentes de Woodsboro que se juntaram por causa de Facada e Facada 2”, explicou ele em entrevista em 2013.

Neve Campbell é Sidney e Emma Roberts é Jill em Pânico 4 (Reprodução)
Neve Campbell é Sidney e Emma Roberts é Jill em Pânico 4 (Reprodução)

Os culpados, de acordo com ele, eram uma espécie de culto obcecado pelos dois primeiros filmes e que decidiram ir atrás de Sidney mais uma vez, para criar um novo massacre. Sua ideia, de acordo com ele, seria que eles revelariam que tudo isso foi feito apenas para quem mais um filme fosse feito:

“Eles estavam por trás de todas as mortes e a grande surpresa do filme seria quando Sidney entrasse na casa depois que Ghostface tivesse matado a todos. Eles todos se levantariam: nenhum deles estaria morto de verdade e eles tinham planejado a coisa toda do início ao fim.”

A ideia era pegar a ideia do primeiro filme, onde Billy e Stu eram filmes de terror e levar a metalinguagem um passo além, com fãs da história do próprio filme, contada nos filmes Facada.

Atentado da época mudou roteiro de Pânico 3, que foi reaproveitado em série

Infelizmente, uma combinação de fatores acabou fazendo com que a ideia fosse abortada, e Kevin acabou deixando o projeto e não trabalhando diretamente no terceiro filme.

A produção do filme aconteceu pouco depois do incidente em Columbine, onde dois adolescentes invadiram a escola e mataram diversas pessoas a tiros. Por conta disso, os estúdios da Miramax não estavam inclinados a permitir a produção de um filme centrado em uma matança comandada por adolescentes.

David Arquette é Dewey, Neve Campbell é Sidney Prescott e Patrick Dempsey é Mark Kincaid em Pânico 3 (Reprodução)
David Arquette é Dewey, Neve Campbell é Sidney Prescott e Patrick Dempsey é Mark Kincaid em Pânico 3 (Reprodução)

A história não se perdeu, no entanto. Em vez disso, Kevin contou que usou a premissa do ‘culto’ de seguidores e a implementou no projeto que largou Pânico 3 para fazer. “Todas aquelas ideias acabaram se transformando em The Following, concluiu o cineasta.

Pânico 6 está previsto para estrear nos cinemas do Brasil a partir de 9 de março. O quinto filme Pânico (2022) está disponível no Telecine Play. Pânico (1996), 2, 3 e 4 estão disponíveis no Paramount+ e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›