A saga Harry Potter chegou ao fim, mas isso não significa que os personagens criados por J. K. Rowling deixaram de fazer sucesso.
A novidade na Inglaterra agora é um curso universitário que trata especificamente do Universo Mágico do bruxinho.
Por mais estranha que pareça a situação, ela já se tornou uma realidade e, caso você tenha achado interessante e queira se especializar no assunto, é necessário se apressar, pois as aulas sobre Harry Potter já começaram.
Mas como funciona o curso?
O que aconteceu foi que, em 2010, a Universidade de Durham decidiu abrir uma linha de pesquisa que tinha o objetivo de utilizar a obra de J. K. Rowling a fim de “examinar concepções de preconceito, cidadania e bullying na sociedade moderna”.
Em outras palavras, as pesquisas utilizariam a própria literatura inglesa contemporânea para analisar fenômenos sociais, algo comum em diversas universidades mundo afora.
O que a universidade não esperava era que, por causa disso, ela seria atacada e acusada pela própria Ministra de Educação Superior do Reino Unido de “priorizar diplomas em ‘estudos em Harry Potter’ em detrimento de outros cursos mais práticos” ou com maior serventia para a sociedade.
“O sistema atual prefere que nossos jovens se formem em estudos de Harry Potter do que em áreas de construção, por exemplo”, afirmou ela, revoltada.

Ministra pretende acabar com cursos que ‘não dão lucros’
Aproveitando o momento, ela se sentiu à vontade para deixar claro que, em breve, promete realizar uma ‘caça às bruxas’ e dar fim em “cursos de baixo aproveitamento” dentro da universidade.
“Não precisamos de poderes mágicos para concluir que isso está errado. Dessa forma, o Governo está empenhado em dar um bom uso à vassoura e fazer uma limpeza de primavera nos cursos de baixa qualidade”, falou a ministra, sem papas na língua.
Obviamente, como membro do Tory – o Partido Conservador do Reino Unido, a ministra não poderia pensar de outra forma, porém, sua reclamação pode ser meio sem lógica, afinal, linhas de pesquisa no campo da literatura, arte e ciências sociais podem ser bastante subjetivas e, obviamente, contribuem com a sociedade à sua forma.
Vale lembrar que, atualmente, a franquia Harry Potter tem enfrentado um momento conturbado causado pelas declarações preconceituosas da autora J. K. Rowling na internet, que acabaram respingando nos filmes da saga Animais Fantásticos e Onde Habitam.
Todos os filmes da franquia estão disponíveis no catálogo da HBO Max.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.