Faculdade de Harry Potter vira motivo de confusão na Inglaterra

Você gostaria de fazer um curso sobre Harry Potter? Na Inglaterra é possível

A saga Harry Potter chegou ao fim, mas isso não significa que os personagens criados por J. K. Rowling deixaram de fazer sucesso.

A novidade na Inglaterra agora é um curso universitário que trata especificamente do Universo Mágico do bruxinho.

Por mais estranha que pareça a situação, ela já se tornou uma realidade e, caso você tenha achado interessante e queira se especializar no assunto, é necessário se apressar, pois as aulas sobre Harry Potter já começaram.

Daniel Radcliffe como Harry Potter (Reprodução)

Mas como funciona o curso?

O que aconteceu foi que, em 2010, a Universidade de Durham decidiu abrir uma linha de pesquisa que tinha o objetivo de utilizar a obra de J. K. Rowling a fim de “examinar concepções de preconceito, cidadania e bullying na sociedade moderna”.

Em outras palavras, as pesquisas utilizariam a própria literatura inglesa contemporânea para analisar fenômenos sociais, algo comum em diversas universidades mundo afora.

O que a universidade não esperava era que, por causa disso, ela seria atacada e acusada pela própria Ministra de Educação Superior do Reino Unido de “priorizar diplomas em ‘estudos em Harry Potter’ em detrimento de outros cursos mais práticos” ou com maior serventia para a sociedade.

“O sistema atual prefere que nossos jovens se formem em estudos de Harry Potter do que em áreas de construção, por exemplo”, afirmou ela, revoltada.

Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)
Emma Watson, Rupert Grint e Daniel Radcliffe em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)

Ministra pretende acabar com cursos que ‘não dão lucros’

Aproveitando o momento, ela se sentiu à vontade para deixar claro que, em breve, promete realizar uma ‘caça às bruxas’ e dar fim em “cursos de baixo aproveitamento” dentro da universidade.

“Não precisamos de poderes mágicos para concluir que isso está errado. Dessa forma, o Governo está empenhado em dar um bom uso à vassoura e fazer uma limpeza de primavera nos cursos de baixa qualidade”, falou a ministra, sem papas na língua.

Obviamente, como membro do Tory – o Partido Conservador do Reino Unido, a ministra não poderia pensar de outra forma, porém, sua reclamação pode ser meio sem lógica, afinal, linhas de pesquisa no campo da literatura, arte e ciências sociais podem ser bastante subjetivas e, obviamente, contribuem com a sociedade à sua forma.

Vale lembrar que, atualmente, a franquia Harry Potter tem enfrentado um momento conturbado causado pelas declarações preconceituosas da autora J. K. Rowling na internet, que acabaram respingando nos filmes da saga Animais Fantásticos e Onde Habitam.

Todos os filmes da franquia estão disponíveis no catálogo da HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›