Antes de Friends, Jennifer Aniston foi protagonista de terror trash dos anos 1990

Filme foi primeira experiência da estrela nas telonas

Um filme de terror que entra na categoria dos trash produzidos nos anos 1980 e 1990, O Duende merece ser lembrado por um motivo: Jennifer Aniston.

A produção de 1993 estrelava Warwick Davis (o Professor Flitwick dos filmes de Harry Potter) como o personagem título, uma tentativa de criar mais um ícone do terror como Pinhead e Freddy Krueger em Hellraiser e A Hora do Pesadelo.

Assim como era o costume na época, um rostinho bonito e desconhecido em Hollywood foi escolhido para ser a protagonista e sobrevivente final do filme; a escolhida da vez foi Jennifer, que até então só tinha feito programas e filmes para a TV.

Jennifer Aniston como Tory e Ken Olandt como Nathan em O Duende (Reprodução)
Jennifer Aniston como Tory e Ken Olandt como Nathan em O Duende (Reprodução)

Como foi a recepção da estreia de Jennifer Aniston no cinema?

Uma premissa bem estranha e podendo até ser considerada ridícula e nada assustadora por alguns, o filme foi responsável pela criação de uma nova franquia, que teve outros cinco filmes, que levaram O Duende até para o espaço.

Mesmo assim, o filme é considerado um fracasso, mesmo não tendo ficado no prejuízo como tantos outros do gênero. Com um orçamento de um milhão de dólares, o filme vendeu pouco mais que oito milhões e meio de ingressos.

Warwick Davis como o personagem-título em O Duende (Reprodução)
Warwick Davis como o personagem-título em O Duende (Reprodução)

Os resultados medíocres nas bilheterias nem foram a pior parte, mas a maneira como a crítica massacrou a produção. No Rotten Tomatoes, o filme tem média de 27% em críticas oficiais e 32 nas avaliações do público.

Entre as críticas, os pontos em comum eram que o filme não assusta nem um pouco, a premissa era má pensada e para muitos, impossível de ser assistido. “Um lixo que deveria ter sido lançado direto em VHS”, disse o crítico da Film Authority na época.

Uma carreira brilhante, apesar do fracasso

Hoje a franquia é considerada o ‘supra-sumo dos filmes B de terror’, e é considerado tão ruim que é um cult maravilhoso por alguns. No geral, os atores envolvidos continuaram carreira na indústria mas nenhum teve um futuro tão brilhante quanto o de Jennifer.

Rachel Green (Jennifer Aniston) em Friends (Reprodução)

Menos de um ano depois, a atriz se juntaria ao elenco de Friends, que a transformou na super estrela que é mundialmente reconhecida hoje em dia.

O Duende está disponível em através do Lionsgate+ e para aluguel ou compra em diversas plataformas digitais como YouTube e Google Play Filmes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›