Um filme de terror que entra na categoria dos trash produzidos nos anos 1980 e 1990, O Duende merece ser lembrado por um motivo: Jennifer Aniston.
A produção de 1993 estrelava Warwick Davis (o Professor Flitwick dos filmes de Harry Potter) como o personagem título, uma tentativa de criar mais um ícone do terror como Pinhead e Freddy Krueger em Hellraiser e A Hora do Pesadelo.
Assim como era o costume na época, um rostinho bonito e desconhecido em Hollywood foi escolhido para ser a protagonista e sobrevivente final do filme; a escolhida da vez foi Jennifer, que até então só tinha feito programas e filmes para a TV.
Como foi a recepção da estreia de Jennifer Aniston no cinema?
Uma premissa bem estranha e podendo até ser considerada ridícula e nada assustadora por alguns, o filme foi responsável pela criação de uma nova franquia, que teve outros cinco filmes, que levaram O Duende até para o espaço.
Mesmo assim, o filme é considerado um fracasso, mesmo não tendo ficado no prejuízo como tantos outros do gênero. Com um orçamento de um milhão de dólares, o filme vendeu pouco mais que oito milhões e meio de ingressos.

Os resultados medíocres nas bilheterias nem foram a pior parte, mas a maneira como a crítica massacrou a produção. No Rotten Tomatoes, o filme tem média de 27% em críticas oficiais e 32 nas avaliações do público.
Entre as críticas, os pontos em comum eram que o filme não assusta nem um pouco, a premissa era má pensada e para muitos, impossível de ser assistido. “Um lixo que deveria ter sido lançado direto em VHS”, disse o crítico da Film Authority na época.
Uma carreira brilhante, apesar do fracasso
Hoje a franquia é considerada o ‘supra-sumo dos filmes B de terror’, e é considerado tão ruim que é um cult maravilhoso por alguns. No geral, os atores envolvidos continuaram carreira na indústria mas nenhum teve um futuro tão brilhante quanto o de Jennifer.

Menos de um ano depois, a atriz se juntaria ao elenco de Friends, que a transformou na super estrela que é mundialmente reconhecida hoje em dia.
O Duende está disponível em através do Lionsgate+ e para aluguel ou compra em diversas plataformas digitais como YouTube e Google Play Filmes.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.
Gaúcho, graduado em Letras, apaixonado por drag e filmes e séries de terror.