Equipe de Avatar criou mais de mil versões do filme? Entenda

Filme ainda estava sendo editado a menos de um mês da estreia nas telonas

A criação e edição de Avatar: O Caminho da Água virou assunto de uma convenção de tecnologia, onde eles contaram um detalhe inacreditável sobre o filme.

A atração foi parte de uma série de painéis do Hollywood Professional Association Tech Retreat (via The Hollywood Reporter) no último dia 16, onde eles descreveram o processo de distribuição do filme.

De acordo Kim Beresford, Vice Presidente de Planejamento Integrado e Operações em Filmes da Walt Disney Studios, sua equipe criou 1065 versões diferentes do filme. O objetivo seria acomodar todos os cinemas do mundo.

De maneira geral, filmes ganham uma média de 500 versões para que eles funcionem com as mais diversas combinações de 2D, 3D, HDR e 4K. Além disso, há níveis variados de iluminação, proporções de tela, quadros por segundo, formatos de áudio, idiomas dublados e legendas.

Segundo Kim, o time criou e editou 15 ‘fitas’ de Avatar entre o time de produção para criar os elementos específicos de cada versão. O processo foi complicado, disse, pelo fato do filme ainda não ter nem terminado a edição final:

“Nós não tínhamos o filme completo até uns 16 dias antes de lançarmos ele nos cinemas. Nós fizemos versão por versão porque a gente não podia esperar. A operação virou um modelo de suporte que funcionava 24 horas, 7 dias na semana.”

“O que me deixa mais osgulhoso foi o nível de colaboração e inovação. Eu acho que isso mudou tudo no processo desde a filmagem até a exibição”, afirmou outro executivo.

Muitas e muitas horas de Avatar acabam colocadas ‘no lixo’ depois de edição

Se os números impressionam com a quantidade de versões do mesmo filme que se altera levemente, a quantidade de horas de gravação que não se usa vão deixar os fãs com o queixo no chão.

De acordo com um crítico de cinema que conhece pessoas envolvidas na produção, o terceiro filme da franquia, que já foi completamente gravado, tem mais de nove horas, que o diretor quer ver com efeitos especiais:

“Alguém entrou em contato e disse que o Cameron entregou uma primeira versão de Avatar 3 semana passada. De acordo com e pessoa, sem zoeira, o negócio tinha cerca de nove horas de duração”, disse ele, em podcast no final do ano passado.

Sam Worthington como Jake Sully em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução)
Sam Worthington como Jake Sully em Avatar: O Caminho da Água (Reprodução)

“Aparentemente, ele estava insistindo em fazerem os efeitos especiais para as nove horas, completinho. Só depois ele iria editar e reduzir, em vez de ficar decidindo agora o que queria e fazer efeitos só para aquilo. Pelo menos foi isso que eu ouvi.”

Avatar: O Caminho da Água ainda está em cartaz em alguns cinemas por todo o Brasil.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›