Episódio retratando depressão foi motivo de polêmica em Os Jetsons

Desenho não soube dar a dimensão da doença e piorou tudo

A depressão é um assunto sério e deve ser tratada com responsabilidade, e não foi o que o desenho Os Jetsons fez ao tentar tocar no assunto ainda na década de 1960.

A atração criada para Hanna Barbera fez certo sucesso entre as crianças da época, que depois de adulta assistiram aos episódios novamente, e se depararam com situação desagradáveis de ver.

Um episódio que estraga uma representação da depressão

Jane em Os Jetsons (Reprodução)
Jane em Os Jetsons (Reprodução)

No episódio 23 da primeira temporada, George força sua esposa a consultar um médico por ela não ser mais a mesma e o episódio continua a entrar em uma versão futurizada do tratamento da histeria.

Depois de passar por extensos testes nas mãos de um médico rude, ele determina que Jane precisa de uma pausa na rotina de apertar os botões de sua vida diária. O episódio passa a mensagem “seja legal com sua mãe / esposa, ela cuida de todos”.

Mas o episódio também negligencia desenvolver algo além da ideia de fazer algo repetitivamente de forma irracional. No fim, Jane está disposta novamente a entregar sua independência de volta aos homens de sua família.

Um episódio em que George usa a invisibilidade para fins românticos

Dr. Lunar e George em Os Jetsons (Reprodução)
Dr. Lunar e George em Os Jetsons (Reprodução)

No episódio quatro da terceira temporada, Os Jetson tenta trazer uma trama muito mais adulta e de certa forma cheia de duplos sentidos. George está em crise no trabalho, aparentemente mais longe de uma promoção do que nunca.

Em seu desespero, ele se voluntaria para alguns experimentos de teste de produtos de horas extras, conduzidos pelo sobrinho de Spacely, Orville. E ao experimentar um removedor de manchas universal, George acaba ficando invisível por dias.

George usa sua invisibilidade para espionar sua esposa e confunde seu ensaio no teatro com uma infidelidade. George tenta se beneficiar em estar invisível, propondo a Jane que ensaiem cenas de amor enquanto se cobrem com o removedor de manchas para ficarem invisível.

Um episódio em que os robôs tentam roubar empregos

Cena de Os Jetsons (Reprodução)
Cena de Os Jetsons (Reprodução)

No mundo real há um dilema ético sobre inteligência artificial e robôs trabalhando no lugar das pessoas. O décimo episódio de Os Jetson mira nesse conceito e na forma de trabalho da classe média.

O desenho mostra reação dos trabalhadores ao numero de máquinas crescendo em suas vidas. A mecanização se destina tornar a vida mais conveniente, e não inspirar medo nas pessoas.

Uma sátira deprimentemente incompleta de materialismo e individualismo

Elroy em Os Jetsons (Reprodução)
Elroy em Os Jetsons (Reprodução)

Os Jetsons mostrou que no futuro a humanidade mudou muito pouco, apesar de toda a tecnologia e ter tudo em apenas um apertar de botão. E isso tudo serviu para colocar os personagens em suas próprias bolhas.

Infelizmente, o desenho não aborda os problemas reais da raça humana, em vez disso, a mensagem é, muitas vezes, “seja bem na ciência e seja criativo, para que no futuro você possa ser rico e independente, ao contrário de seu pai”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›