Os Jetsons | Desenho pegou pesado em preconceito contra a mulher

Atração mostrava personagens do sexo feminino quase sem qualidades

Nos anos de 1960, o futuro era visto como um lugar promissor, por isso, Os Jetsons, desenho animado lançado nesta época mostrava um mundo onde as pessoas viviam muito bem cercadas por tecnologia avançada e robôs, apesar de alguns problemas cotidianos ainda existirem.

Contudo, Os Jetsons apresentou algumas situações que se mostraram bastante problemáticas se analisadas de perto, como o papel que as mulheres são colocadas mesmo num desenho infantil que tentava retratar o futuro.

Um episódio sobre mulheres sendo motoristas ruins

George e Jane em Os Jetsons (Reprodução)
George e Jane em Os Jetsons (Reprodução)

O 18º episódio se apoia em uma premissa exclusivamente dedicada a como as mulheres não podem dirigir, e como isso é louco e estressante para George.

O episódio começa com George tendo um dia particularmente estressante e condenando as mulheres motoristas o mais abertamente e em voz alta. A trama ainda se esforça muito para mostrar George como o patriarca sobrecarregado, e que recebe mais um incômodo: ensinar Jane a dirigir.

Todo homem, não apenas George, mas todos em sua escola de condução, recuam com medo da ideia de uma mulher tentando aprender a dirigir. A história é bastante covarde e mostra como homens se incomodam com mulheres no volante.

Humanos e robôs em guerra

Jane, Rose e George em Os Jetsons (Reprodução)
Jane, Rose e George em Os Jetsons (Reprodução)

Na década de 1960 começou os primeiros pensamentos filosóficos sobre robôs. As máquinas estavam sendo aprimoradas, e ficção científica buscava explorar a relação entre homem e máquina, e um termo até então nunca visto, o “relacionamento” entre eles.

O episódio 15 da segunda temporada explora uma das maneiras pelas quais o relacionamento pode dar errado. Um robô trabalhando em um spa é demitido quando George Jetson reclama de sua técnica de massagem. O robô então parte para uma vingança cruel contra George.

O robô revoltado não é redimido, em vez disso, ele se comunica com todos os seus amigos robôs para ajudar na vingança. A mensagem passada para o público é: seja legal com os robôs porque eles são muito mais poderosos do que você.

Um episódio que romantiza os papéis estereotipados de marido e mulher

Jane e George em Os Jetsons (Reprodução)
Jane e George em Os Jetsons (Reprodução)

No episódio três da primeira temporada, há um aprofundamento na relação entre George e Jane Jetson. O programa tenta retratar relacionamentos adultos, mas cai em um lugar alimentado principalmente por estereótipos de gênero e aflição paternalista.

O casal é dissecado através de uma comparação com um casal de criminosos. Os Jetsons confundem o carro e levando o carro de fuga dos ladrões. O episódio tenta mostrar que as relações marido-mulher são lindas, mesmo que ambos sejam criminosos.

Infelizmente, todas as outras cenas tem piadas sobre como Jane é inepta em qualquer coisa fora de casa. O episódio também analisa como o relacionamento deles gira em torno da decisão dos homens e como eles condenam suas sogras.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›