Desenho animado famoso teve propaganda pró-Estados Unidos

Os Jetsons foi envolvido em polêmicas que as pessoas só perceberam ao reassistir

Os Jetsons foi um desenho de grande sucesso lançado nos anos 1960, mas que tinha como cenário um mundo futurista. Pegando carona no sucesso de Os Flintstones, a atração ia pelo lado oposto na época, mas nem tanto em relação aos conflitos familiares.

Mas a animação tinha diversos problemas, e algumas polêmicas que os espectadores só foram perceber recentemente quando reassistiram a atração, uma deles tem a ver com episódios que faziam propaganda ao american way of life, e sobre a soberania dos Estados Unidos.

Um episódio que manipula a propriedade intelectual

A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)
A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)

O episódio sete da primeira temporada, explora a relação entre inovação e capitalismo, mas oferece uma visão triste da conexão de cada homem com a economia em geral.

George é pego entre um discussão entre o Sr. Spacely e do Sr. Cogswell, graças a um trágico acidente. Uma vez que Cogswell inventa um traje de vôo, George se depara com um erro de lavagem a seco.

Um experimento de Elroy convence George de que ele inventou o traje com a capacidade de voar. Depois que George tenta entregar o trabalho de Cogswell primeiro como seus filhos, e depois como seu, toda a situação desaba e ele não consegue sua tão esperada vice-presidência.

Talvez este episódio esteja tentando argumentar que não há atalhos para o sucesso, mas essa mensagem é impossível de se perceber através da lamentação e da baixa moral de George.

Nenhuma história que não parabenize o futurismo pop americano branco

A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)
A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)

Os elementos mais marcantes do desenho animado são a caricatura: as cores, as formas, a arte e a arquitetura do futuro. Uma boa quantidade de energia também é dedicada para explorar a industrialização e automação dos processos do futuro.

A facilidade e o conforto esperado desse futuro são promovidos em cada episódio. Nesse sentido, a série é bastante otimista, principalmente sobre o complexo industrial americano e o crescimento da classe média.

A parte deprimente é a falta de otimismo para a humanidade em qualquer outro aspecto. A dinâmica familiar e as tensões filosóficas/éticas são sempre escritas da mesma forma que em outros programas, quase deliberadamente como se dissesse que no futuro todos os nossos problemas internos permanecerão os mesmos, mas tudo externo será mais suave e brilhante.

Um episódio que acidentalmente glorifica Las Vegas

Jane e George em Os Jetsons (Reprodução)
Jane e George em Os Jetsons (Reprodução)

Em Las Venus, George e Jane deixam as crianças com os avós e fazem uma segunda lua de mel para relaxar e descontrair.

Uma oportunidade de apresentar uma versão madura da vida adulta é desperdiçada aqui, retratada mais como uma busca de glamour e uma fuga fútil da monotonia da vida cotidiana.

O trabalho de George interfere mais uma vez em sua vida, ocupando todo o seu tempo para que ele não possa nem aproveitar as férias.

Visões distorcidas recorrentes da economia e do trabalho no futuro

Cena de Os Jetsons (Reprodução)
Cena de Os Jetsons (Reprodução)

Enquanto outras produções sobre o futuro tentam mostrar um humanidade mais equitativa em riqueza e próspera, os Jetsons mostram um classe média mais robusta e um classe alta muito mais inalcançável.

Muito parecido com o personagem de Homer Simpson, George Jetson, refletindo a economia em geral, vai todos os dias para um trabalho que odeia, aparentemente faz um trabalho irracional, não conectado a nenhuma produção ou realidade real e odeia seu chefe.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›