Os Jetsons já teve situação de assédio envolvendo adolescente

Apesar de ser um programa infantil, Os Jetsons tiveram muitos momentos controversos em seus episódios

Os Jetsons é um dos desenhos mais conhecidos da Hanna-Barbera. Lançado em 1962, a série de três temporada de 75 episódios, contou o cotidiano da família titular em um mundo futurista cheio de tecnologia.

Mas nem por isso, a animação deixou de se envolver em polêmicas, a começar pela falta de representatividade, afinal no universo do desenho não existem pessoas negras, e teve até um caso de assédio envolvendo o chefe do protagonista, e sua filha ainda adolescente.

Desenho baniu professores

Robô ensina alunos em Os Jetsons (Reprodução)
Robô ensina alunos em Os Jetsons (Reprodução)

Praticamente tudo é automatizado em Os Jetsons, e um episódio explora a ideia de um professora robótica. Esse episódio mostra de forma engraçada e sombria como os professores e sistema educacional eram vistos na época.

Este episódio alimenta a perigosa ideia de que a educação pública mais eficaz será racionalizada, por mais complicado que seja o aprendizado e por mais único que seja cada aluno.

O episódio faz alusão ao problema quando as notas de Elroy são sabotadas por um colega de classe, já que a robô professora é facilmente enganada. Depois que Elroy foge de casa, a confusão é resolvida, mas todos os dias depois disso, ele precisa ir à escola para ter um aprendizado monótono, sem nunca ter um professor em sua vida que pudesse realmente inspirá-lo.

Todos os personagens são brancos

A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)
A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)

Nenhum personagem de cor fez parte do 24 episódio de Os Jetsons, mostrando que não ha espaço para a diversidade neste futuro “idealizado”.

O desenho animado estreou em 1962, bem no meio da presidência de John F. Kennedy, talvez o movimento dos direitos civis não estivesse no auge. Para um programa de televisão infantil focar no futuro e ignorar cada uma dessas questões é bastante irresponsável.

Trama tinha piadas ofensivas recorrentes

A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)
A família Jetson em Os Jetsons (Reprodução)

Em Os Jetsons os estereótipos são explorados ao máximo e muitas piadas podem soar como preconceituosas hoje em dia. De certa forma o desenho animado ajudou a promover atitudes imaturas e mecanismos de defesa desanimadores.

A adolescente Judy sendo assediada pelo chefe de seu pai

George e Spacely em Os Jetsons (Reprodução)
George e Spacely em Os Jetsons (Reprodução)

Cosmo Spacely, o chefe de George, luta para se destacar no competitivo mundo dos negócios. Ele é escrito como nada mais do que um chefe valentão e sedento de poder.

A parte mais assustadora de seu personagem é as muitas vezes que ele dá em cima de Judy Jetson, com comentários repetidos sobre sua beleza e outras falas que ultrapassam a linha do que é um programa infantil.

Tudo piora pelo fato de que Os Jetson é um desenho especificamente para meninos e o desenvolvimento de Judy é muitas vezes deixado de lado, e não há nenhum esforço para que o programa seja atraente para as meninas.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›