Editores de som de Duna contam como criaram som dos vermes de areia

Duna arrebatou as indicações ao Oscar de 2022, com dez categorias diferentes, entre elas a de Melhor Som.

O design de som o filme de Denis Villeneuve foi elogiado aos montes pela crítica, desde os sons das naves espaciais até o rugido dos vermes de areia perseguindo os protagonistas.

Mark Mangini e Theo Green, editores de som que estão concorrendo à estatueta dourada pelo filme, conversaram com o Entertainment Weekly e revelaram o processo criativo por trás da criação dos sons dos monstros.

Theo explicou que eles queriam se afastar de todos os clichês de monstros de Hollywood, com rugidos gigantes e amedrontadores. Segundo ele, a ideia era de que o ser era o enre supremo do planeta, e que em vez de um rugido, quando ele aparecesse o silêncio fosse ensurdecedor:

“Você espera que os vermes tenham um rugido estilo o do Godzilla ou algo assim. Mas cedo no processo todo a gente se deu conta que em vez de ser um monstro nojento com dentes grandes, o verme é mais como se fosse o deus do planeta Arrakis. É um ser extraordinário que não está lá só para assustar a gente. A gente queria que fosse um momento de contemplação silenciosa em vez de um rugido enorme.”

Som do verme tinha que ser “seco como a areia”, diz designer

Cena de Duna (Reprodução / Warner Bros.)
Cena de Duna (Reprodução / Warner Bros.)

Theo também explicou que ele e Mark queriam que os sons do verme remetessem ao seu habitat natural, o deserto. Por isso, eles fugiram de qualquer ruído que soasse muito “molhado”:

“A gente queria se manter longe de efeitos que fizessem os vermes parecerem muito úmidos. A gente tentou fazer a boca deles soar tão antiga e seca como a própria areia.”

Mark fez uma provocação sobre a origem do som da criatura. Os rebeldes desenvolvem um aparelho para atrair os vermes, que segundo ele podem ter feito os monstros evoluírem e copiarem o som, talvez?

“As espécies se adaptam aos seus ambientes e frequentemente seus atributos refletem o caráter único desses ambientes individuais. Então a natureza rítmica do chamado do verme, esse som repetitivo, percussivo, é um reflexo do aparelho que Fremen desenvolveu para chamar eles, ou vice-versa?”

Duna está disponível no HBO Max.

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