Dune: os livros dizem muita coisa sobre Chani, e você precisa saber

A personagem Chani, interpretada pela atriz Zendaya, possui poucas cenas em Dune, o que pode ter chateado alguns dos fãs tanto da artista quanto da obra literária.

Há muitas coisas sobre a personagem que somente os leitores dos livros conhecem, principalmente pelo papel importante que ela desempenha na história de Paul e em todo o futuro da galáxia por milhares de anos depois.

Aqui estão reunidas as principais diferenças do filme para os livros.

Chani não é a narradora dos livros

O filme começa com uma mudança radical dos livros: Chani é a narradora, embora ela apareça apenas em cerca de sete minutos do filme inteiro. Os leitores do livro sabem que o romance é essencialmente narrado pela princesa Irulan, a eventual esposa de Paul Atreides e filha do imperador Shaddam.

Irulan narra o livro por meio de fragmentos de seus diários e observações que fornecem contexto do futuro do livro sobre seus eventos presentes.

É provável que ela apareça na sequência, como fez no filme de 1984 de David Lynch.

Chani (Zendaya) em Dune (Reprodução)
Chani (Zendaya) em Dune (Reprodução)

Nos livros, Liet Kynes é o pai dela

Um detalhe que o filme Dune deixa de fora é que Liet Kynes é na verdade o pai de Chani. No filme, a personagem é uma mulher e nenhuma conexão familiar é sugerida. Pode ser que as duas ainda estejam relacionadas de alguma forma, mas isso é uma questão a ser explicada na sequência.

Já nos livros, Liet Kynes é um meio planetólogo imperial Fremen que se casa com uma mulher Fremen.

Liet Kynes serve como conselheiro da Casa Atreides e também como elo com o Imperador, uma tênue corda bamba política que acaba levando à morte, tanto no livro quanto no filme.

Chani ajuda Paul a vencer o duelo

Uma das maiores diferenças entre o livro e o filme é que Chani ajuda ativamente Paul a vencer o duelo entre ele e os Fremen Jamis.

Seu aconselhamento a Paul sobre como vencer o duelo afeta seu eventual relacionamento nos livros, com uma confiança mútua que se constrói com o tempo e leva à troca de ideias e experiências que os tornam mais fortes.

Chani (Zendaya) em Dune (Reprodução)
Chani (Zendaya) em Dune (Reprodução)

Chani eventualmente se torna a amante de Paul

Como é o caso nos livros, os Chani e Paul acabam se tornando amantes, e Chani se torna sua concubina.

Ela está ao seu lado durante sua ascensão ao papel de Muad’Dib entre os Fremen e a derrota dos Harkonnens em Arrakis, e vai continuar sendo sua amante quando ele se torna imperador em livros posteriores.

Final feliz

Chani consegue um aparente um final feliz mesmo em meio a toda as tragédias. No romance Sandworms Of Dune, ambientado cinco mil anos após os eventos do primeiro livro da série, Paul e Chani são reunidos em vida. Eles retornam a Arrakis e começam a restaurar os Fremen ao seu modo de vida original.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›