Dune: diretor diz ser contra lançamento no streaming

O cineasta Denis Villeneuve se prepara o lançamento do seu último projeto, Dune. O longa chega aos cinemas e à HBO Max em 22 de outubro e o diretor afirmou estar desapontado com o fato de a pandemia ter afetado à estreia do filme.

Em uma entrevista dada ao Total Filme, Villeneuve disse que a pandemia é a “inimiga do cinema” e falou sobre a “tremenda pressão” que a indústria cinematográfica está vivendo. Ainda assim, o cineasta disse discordar da mudança do filme para cinema e streaming, ao mesmo tempo.

O indicado ao Oscar esteve entre os artistas que se opuseram à decisão da Warner Bros de lançar todos os projetos de 2021 nos cinemas e no HBO Max no mesmo dia. 

Em uma carta aberta à Variety, Villeneuve escreveu que a AT&T “sequestrou um dos estúdios mais respeitáveis e importantes da história do cinema” e alegou que desse lugar “não existe absolutamente nenhum amor pelo cinema, nem pelo público”.

O diretor comparou a experiência de assistir a um filme na tela da TV com uma experiência de menor valor. “Do jeito que aconteceu, ainda não estou feliz” alegou.

“Francamente, sobre assistir Dune na televisão, a melhor maneira analogia que posso fazer para comparar é a de dirigir uma lancha da sua banheira. Para mim, é ridículo. É um filme feito como uma homenagem à experiência da tela grande”.

Outros artistas se posicionaram sobre as declarações do diretor de Dune

A polêmica dos comentários do diretor ganhou repercussão no Twitter. O criador do Robot, Sam Esmail, tuitou em resposta apontando sua discordância.

“AMO Denis e acho que ele é um dos melhores diretores lá fora, mas discordo aqui. Vi 2001 em VHS e mudou minha vida. A maioria das pessoas não terão o luxo de ver filmes nos cinemas, especialmente os clássicos. Não significa que você não deva vê-los e não significa que não será uma experiência poderosa” escreveu Esmail.

Já o diretor de A Origem dos Guardiões, Peter Ramsey, também compartilhou sua opinião, mais parecida com a de Villeneuve. Ele publicou que, embora muitas pessoas assistam a filmes na TV, ainda há algo quase religioso em vê-los no cinema.

Outra pessoa que se posicionou foi a crítica e escritora Tomris Laffly. Ela afirmou que entende o desdém de Villeneuve. “Francamente, um cineasta pode ficar chateado porque o filme que ele fez para a tela grande será transmitido em streaming no mesmo dia que estreia nos cinemas.  O cara não disse ‘arrisque sua vida e vá assistir’. Ele não disse ‘meu filme é mais importante que a pandemia’. Ele está triste, e eu entendo”.

Denis Villeneuve disse que atualmente está escrevendo a segunda metade de Dune e afirmou estar “muito otimista” com o avanço na Warner Bros. 

Dune tem sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em 3 de setembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›