Diretora de Muitos Homens Num Só diz que se inspirou em Hitchcock

Filme brasileiro que estreia na Netflix essa semana conta a história de vigarista do Rio de Janeiro do século vinte

publicidade

Muitos Homens Num Só, filme nacional que vai ser integrado ao catálogo da Netflix, teve inspiração em filmes de Alfred Hitchcock.

Quem revelou a informação foi a diretora do longa, Mini Herti. A atração é baseada em uma personagem de um livro de João do Rio, intitulado Memórias de um Rato de Hotel.

publicidade

De acordo com a sinopse oficial, o filme conta a história de Dr. Antônio, um vigarista que rouba dos aristocratas do Rio de Janeiro na virada do século 20 e que acaba se apaixonando por uma mulher rica que está infeliz em seu casamento.

Em entrevista para o site Adoro Cinema, a cineasta contou que filmes do mestre do suspense e de Ernst Lubitsch foram suas principais fontes para criar o projeto.

Ela leu o livro e se apaixonou pela história e por Antônio, e decidiu que criaria uma película sobre ele:

“Li o Memórias de um Rato de Hotel e me encantei com o livro e com o personagem, Dr. Antônio, um ladrão de hotéis como aqueles ladrões românticos de outrora. Lembrei dos filmes do Hitchcock e do Lubitsch, Ladrão de Casaca e Ladrão de Alcova. A partir daí, comecei a ler os livros do João do Rio e me interessei imensamente pelo jornalista, autor e cronista que ele era.”

Personagem é baseado em pessoa de verdade

publicidade
Muitos Homens Num Só (Reprodução)
Muitos Homens Num Só (Reprodução)

Segundo Mini, o que mais a atraiu nas obras de João foi a forma bem-humorada como ele contava a história dos habitantes do Rio na virada do século. Antônio foi uma pessoa real, que o autor entrevistou em uma das penitenciárias da cidade:

publicidade

“Seu humor refinado, um frasista nato, que retratava o Rio de Janeiro e seus habitantes do início do sec. XX. Eu e Leandro Assis, roteirista, nos inspiramos livremente na obra do João do Rio, tendo como personagem principal esse Dr. Antônio, que João do Rio conheceu e entrevistou na Casa de Detenção.”

Dr. Antônio é interpretado por Vladimir Brichta, que contracena com Alice Braga no papel de Eva. Além dos dois, o filme também conta com Pedro Brício, Caio Blat, Silvio Guindane, Billy Blanco Jr. e Alice Assef.

Muitos Homens Num Só estreia na Netflix no dia 1º de maio.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›