Diretor de fotografia explica por que Matrix: Resurrections não é verde

Em 1999, a franquia Matrix revolucionou o gênero de ação nos cinemas, principalmente por sua narrativa e seus efeitos visuais. Uma das características do filme é o seu famoso ‘filtro verde’, que se destacam em Matrix Reloaded e Matrix Revolutions.

Entretanto, o mais recente lançamento, Matrix: Resurrections, não seguiu esse padrão e tem uma paleta de cores diferenciada. Por isso, o diretor de fotografia, Daniele Massaccesi, explicou a escolha em uma entrevista recente ao Slash Filme.

A explicação que ele deu está ligada diretamente ao universo dos computadores. Uma vez que as telas não são mais tão verdes, toda a aparência do mundo artificial conhecido como Matrix no filme também precisou mudar para acompanhar as tendências atuais.

“Verde porque obviamente todo mundo lembra que Matrix é verde. Pense em como os computadores se desenvolveram tão rapidamente em 20 anos. No começo o computador era uma tela preta piscando, toda a escrita era verde, tudo era verde. Não tinha muita cor. Então, naquela época, faria sentido ter esse tipo de visual verde para o Matrix.”, disse ele.

“E, na verdade, a realidade que pode criar às vezes parece ainda mais real do que a própria realidade, então decidimos ir assim: ‘Vamos torná-lo bonito. Vamos deixá-lo lindo. Não precisamos ser verdes. Não precisamos ser a mesma ideia que era original’. Porque é 20 anos depois, os personagens são 20 anos depois, tudo é 20 anos depois, e as coisas evoluíram. Então, isso nos permitiu ter mais liberdade e, de certa forma, nos divertir mais para criar um novo visual.”, explicou o diretor.

Kenau Reeves em Matrix: Resurrections (Reprodução)
Kenau Reeves em Matrix: Resurrections (Reprodução)

Com essa explicação fica mais fácil de entender a questão, uma vez que o filme tem o título de Resurrections. Lançado tanto tempo depois da trilogia original, era natural que a direção tentasse deixá-lo com uma cara mais própria e característica.

Keanu Reeves comentou sobre o que os fãs podem esperar do filme

Em entrevista, o ator Keanu Reeves já disse que o filme é completamente diferente daquilo que o público espera que seja e poderá deixar os fãs em estado de “completa confusão”.

 “Pode deixar você em completa confusão e estupetação. Como a primeira trilogia também, esse tem uma visão realmente moderna e atual acerca de todas as influências e construtos tecnológicos que temos, no sentido de estarmos mediando e interagindo com eles. Acho que o modo como esse filme fornece uma imagem. Quem é observado e como somos observados?”

No Brasil, Matrix: Resurrections está em cartaz nos cinemas e deverá chegar em breve na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›