Noite Infeliz ousa e entrega Papel Noel sanguinário mesmo com pieguice natalina

Filme tem inspiração revelada nos primeiros minutos

Não precisa nem chegar em dezembro para que filmes natalinos surjam aos montes às salas de cinema e plataformas de streaming, porém com Noite Infeliz (Violent Night), a Universal Pictures decidiu inovar.

O filme que estreia nessa quinta-feira (01) nos cinemas poderia seguir a típica história piegas do bom velhinho na tentativa de ajudar uma criança a realizar seu sonho, mas prefere ir por um caminho repleto de ação, violência e sangue para ninguém botar defeito.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

A história protagonizada por David Harbour (Stranger Things) narra a trajetória do Papai Noel, bêbado, desbocado e cansado dos tempos modernos em que o consumismo, e o imediatismo tomaram conta das crianças e adultos, levando embora a magia do natal de outrora.

No centro da trama está a família Lighstone, abastada, mas cheia de problemas pessoais, movidos pela ganância de alguns de seus membros. Na noite de natal, uma gangue de criminosos se prepara para invadir a mansão, e assim levar embora 300 milhões de dólares em dinheiro escondido no cofre da família.

O problema é que naquele exato momento, Papai Noel estava passando por lá, e acaba envolvido como uma das vítimas da quadrilha, e com isso decide lutar com as armas que tem para defender principalmente, Trudy (Leah Brady), a única criança presente no local.

David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz (Reprodução / Universal)
David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz (Reprodução / Universal)

Sem medo de ‘estragar infâncias’

Durante todo o tempo do longa, o que se vê é uma reconstrução da figura que passou a representar a data, assim como a composição de valores morais do protagonista, que usa sua classificação de ‘bons e maus meninos’ para definir os destinos daqueles que em sua visão ameaçam a comemoração.

Harbour está impecável em cena, e não só chama a atenção pelo tipo diferente de seus outros personagens que já interpretou, como também se destaca nos momentos de luta. Não espere grandes acrobacias, o Papai Noel do filme tal qual um sobrevivente, não tem técnicas, mas sabe como dar um bom soco e usa tudo a sua volta como arma, desde bolas de neve a estrelas que enfeitam árvores de Natal.

David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz/ Violent Night
David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz (Divulgação/ Universal)

A violência gráfica é um show à parte e o diretor Tommy Wirkola, não teve medo de estragar o lúdico do velhinho bondoso com ela, assim como atribuiu uma origem diferente ao personagem clássico, ao sugerir não apenas sua idade, mas sua vida pregressa – que não contempla uma explicação acerca de sua mitologia.

Inspiração em filme clássico é deixada à vista o tempo inteiro

Comédia de ação, Noite Infeliz não perde tempo com piadas, ele as coloca nas ações dos personagens, que volta e meia soltam alguns trocadilhos sobre o feriado. Até o título do filme brinca com a música Noite Feliz (nos Estados Unidos, a canção se chama Silent Night, e o filme foi batizado por lá de Violent Night).

Outro destaque do elenco é Leah Brady, que impecável como Trudy, faz com que sua visão infantil sobre acreditar em coisas que os adultos não acreditam seja a força motriz para o espectador torcer e abraçar os ideias de um Papai Noel no limite da moral, e quase politicamente incorreto. 

David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz/ Violent Night
David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz (Reprodução/ Universal)

O filme não esconde sua maior inspiração, Esqueceram de Mim (1990), citado inclusive algumas vezes, porém numa versão adulta, moderna, sagaz e sangrenta. Enquanto isso, os ricaços que ficam reféns dos sequestradores surgem como uma representação do que há de pior em cada um, como avareza, egoísmo e ganância.

O filme demora um pouco para engrenar, mas quando Papai Noel decide fazer o que faz de melhor, além de entregar presentes, o público ganha um verdadeiro massacre digno de grandes filmes de ação, e pasme, é possível até rir de algumas mortes e situações nonsense.

David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz/ Violent Night
David Harbour como Papai Noel em Noite Infeliz (Reprodução/ Universal)

Noite Infeliz chega no fim de 2022 sem prometer nada ao público, mas entregando diversão familiar, mesmo que uma forma deturpada disso.

O filme estreia nos cinemas brasileiros no dia 1º de dezembro de 2023. O elenco inclui ainda Beverly D’Angelo como Gertrude Lightstone, John Leguizamo como Scrooge, Edi Patterson como Alva Lightstone, Alex Hassell como Jason Lightstone, Alexis Louder como Linda, Alexander Elliot como Bert e Cam Gigandet como Morgan Lightstone.

E nosso veredicto de Balde de Pipoca foi:

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›