Boa Noite, Mamãe! | Por que fazer o remake não foi uma boa ideia

Nem sempre se diferenciar resulta em algo bom

Atenção: contém spoilers

Enquanto alguns remakes conseguem alcançar e algumas vezes superar o original, Boa Noite, Mamãe! serve como um exemplo de como não produzir um filme do tipo.

Intitulado originalmente Ich seh, Ich seh, o terror de mistério produzido na Áustria, se tornou famoso no gênero por sua aura de tensão e desconforto, que deixa os espectadores nervosos durante toda a duração do filme.

Lukas Schwarz como Lukas e Elias Schwarz como Elias em Boa Noite, Mamãe (Reprodução)
Lukas Schwarz como Lukas e Elias Schwarz como Elias em Boa Noite, Mamãe (Reprodução)

Nem dez anos depois que o original foi lançado, o diretor Matt Sobel recriou a história, que desta vez estrela Naomi Watts (O Chamado) no papel-título da mãe.

Infelizmente, as alterações em tom e temas na americanização da produção cometeu um dos piores pecados: eliminou todos os elementos mais assustadores.

Abordagem Estéril

O visual da nova versão de Boa Noite, Mamãe! é bem sanitizada: adeus às sinistras máscaras feitas pelos irmãos ou ao rosto inchado e olheiras roxas por baixo de bandagens que dão um aspecto inumano para a personagem da mãe.

O ar de tensão e mistério também é seriamente afetado pelas intermináveis conversas e exposição de informações, incluídas pela crença moderna de que espectadores não têm mais uma capacidade de atenção suficiente para entender qualquer ponto da trama que não for explicitamente detalhado pelos personagens.

Cameron Crovetti como Elias, Nicholas Crovetti como Lukas e Naomi Watts como Mãe em Boa Noite, Mamãe! (Reprodução)
Cameron Crovetti como Elias, Nicholas Crovetti como Lukas e Naomi Watts como Mãe em Boa Noite, Mamãe! (Reprodução)

Mudando completamente a personalidade dos gêmeos e os transformando em vítimas indefesas enquanto a mãe é psicótica, o filme perde uma grande parcela do elemento de horror da versão austríaca.

No original, Luca e Elias torturam a mãe de formas horrendas, que incluem colar sua boca e soltar baratas sobre seu corpo.

No novo filme, não há dúvida de parte do espectador de que lado está certo na história: a mãe é pintada como vilã até o último momento, o que faz com que a revelação de que ela é inocente seja quase esperada.

Susanne Wuest como Mãe em Boa Noite, Mamãe (Reprodução)
Susanne Wuest como Mãe em Boa Noite, Mamãe (Reprodução)

Embora os elementos principais da história se mantenham, a forma como eles são conectados não têm o mesmo impacto.

A tentativa de se diferenciar tornou o remake apenas uma pálida e pobre versão do original, que não tem coragem de explorar os elementos mais chocantes que transformaram o original em um clássico.

O remake de Boa Noite, Mamãe! está disponível no Prime Video. O original austríaco pode ser comprado ou alugado através do Apple TV.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›