Confira a trajetória cinematográfica de Milton Gonçalves

Ator morreu na última segunda-feira, 30 de maio.

O ator e diretor Milton Gonçalves morreu na última segunda-feira (30), após complicações causadas por um AVC, aos 88 anos de idade.

Milton deixou um legado não só na TV brasileira, mas também no segmento cinematográfico nacional. Confira os principais filmes que o artista atuou:

Macunaíma 

Em Macunaíma, filme baseado no livro de Mário de Andrade, Milton deu vida ao Jiguê, irmão do protagonista do longa, interpretado por Grande Otelo.

Macunaíma
Cenas do filme Macunaíma (Reprodução)

Sinopse:

Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos.

A Rainha Diaba 

O ator participou de outro filme baseado na literatura. Foi com A Rainha Diaba que ele virou protagonista. A atuação foi bastante enaltecida na época e acarretou um prêmio de Melhor Ator pelo Festival de Brasília.

Sinopse:

Lapa, Rio de Janeiro. Diaba (Milton Gonçalves), um homossexual, comanda de um dos quartos de um bordel uma quadrilha responsável pelo controle de vários “pontos” de venda de droga. Sabendo que um dos seus homens de confiança está para ser preso, Diaba “fabrica” um novo marginal, para depois entregá-lo a polícia. Ela encarrega Catitu (Nélson Xavier), seu homem de confiança, de fazer isto. Catitu decide que o alvo será Bereco (Stepan Nercessian), um garotão cheio de si que é sustentado por Isa (Odete Lara), uma cantora de cabaré. Catitu atrai Bereco para um série de crimes e faz dele um “perigoso bandido”. Acontece que Bereco passa a acreditar nesta “fama”. Diaba começa a ter seu poder diminuído quando Bereco pretende controlar a venda das drogas e Catitu, por sua vez, deseja aumentar seu poder.

O Anjo Nasceu

Ele também foi protagonista no filme O Anjo Nasceu, em 1969, em plena Ditadura Militar. O filme foi censurado por anos. De acordo com a Abraccine, o longa entrou na lista das 100 melhores produções cinematográficas de todos os tempos.

Sinopse:

Santamaria (Hugo Carvana) é um assassino impiedoso e cruel, que, junto com Urtiga (Milton Gonçalves), seu companheiro de crime, realiza horrendos assassinatos. Um dia, Santamaria vislumbra um anjo que motiva a si e a seu companheiro cometerem muitos crimes para, segundo suas crenças, chegarem mais rápido ao anjo que lhes proverá a salvação. Durante um crime, eles são perseguidos por um policial. Conseguem fugir e se abrigam em uma casa isolada, onde matam o dono e humilham as mulheres antes de matá-las.

Carandiru

Um dos filmes mais emblemáticos de todos os tempos contou com atuação de Milton Gonçalves. Nessa produção, o artista viveu o personagem Chico em Carandiru.

Sinopse:

Um médico (Luiz Carlos Vasconcelos) se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Lá ele convive com a realidade dos cárceres, que inclui violência, superlotação das celas e instalações precárias. Porém, apesar de todos os problemas, o médico logo percebe que os prisioneiros não são figuras demoníacas, existindo dentro da prisão solidariedade, organização e uma grande vontade de viver.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›