Condenado a mais 16 anos, Harvey Weinstein alega inocência

Produtor fundador da Miramax tem mais de cem testemunhos diferentes de abuso sexual e outros crimes do gênero

O produtor Harvey Weinstein foi sentenciado a mais 16 anos de prisão, considerado culpado de estupro e outros crimes sexuais contra mulheres. De acordo com as informações que o Deadline divulgou, o cineasta, que já estava preso, compareceu à corte para a sentença da Juíza Lisa B. Lench nesta quinta-feira (23).

A decisão acrescenta aos 23 anos de cadeia já sentenciados ao produtor em processo em Manhattan em março de 2020 por outros crimes semelhantes.

Harvey Weinstein em tribunal (Reprodução)

A Juíza disse que as sentenças serão cumpridas consecutivamente. “Essas não foram decisões fáceis de fazer, porém eu já fiz a minha”, disse ela, aos presentes no tribunal. Mesmo depois de tudo o que depõe contra ele, Harvey ainda alega inocência e tenta usar sua avançada idade de 71 anos como fator agravante de sua prisão:

“Eu sigo afirmando que sou inocente. Nunca estuprei ou ataquei a Mulher Desconhecida Nº 1. Eu nunca a conheci, e o fato é que ela não me conhece. Isso é sobre dinheiro. Por favor, não me sentencie a passar a vida na prisão. Eu não mereço.”

Assim como no processo em Nova Iorque, o culpado tem direito a um recurso mas, caso eles falhem, ele primeiro cumpre os 23 anos na costa leste e depois vai para uma penitenciária do outro lado dos EUA para sua segunda pena.

Sem vencer os recursos, o fato é que Harvey provavelmente morrerá na cadeia. As acusações contra Harvey em Nova Iorque não são passíveis de liberdade condicional pelo menos até 2039, quando ele já terá 86 anos. Além disso, ainda há os demais 16 anos, com suas próprias regras.

Relembre o caso de Harvey Weinstein, origem da campanha #MeToo

O produtor, um dos sócios-fundadores da produtora Miramax, vem respondendo a processos judiciais desde o início de 2020, em decorrência das dezenas de denúncias advindas do movimento #MeToo. Mulheres vítimas de abuso se apoiaram e identificaram seus abusadores, dentre eles o executivo, que teve múltiplas acusações sob seu nome.

Harvey Weinstein em Untouchable (Divulgação)

Dentre elas, estão as de abuso sexual, estupro, cópula oral forçada e penetração forçada com objeto estranho. Muitas celebridades como Angelina Jolie, Kate Beckinsale, Cate Blanchett, Cara Delevigne, Rose McGowan e dezenas mais testemunharam afirmando que sofreram avanços sexuais do cineasta.

Harvey negou todas as acusações, seja dizendo que não conhecia a vítima ou que qualquer sexo tenha sido consensual, porém em nenhum recurso sua versão dos fatos foi considerada como a verdadeira.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›